DICAS DE DOCES




Para preparar chantilly, use sempre creme de leite fresco (deve estar bem liquido) ou então o longa vida especial para chantilly (não esqueça de verificar o prazo de validade) .
Creme de leite em lata não vira chantilly.
Para bater bem, o creme de leite deve estar gelado, só tire da geladeira na hora de usar.
Para bater use batedeira elétrica ou então o liquidificador.
Bata o creme até que ele esteja cremoso e mantenha sua forma quando voçê levantar as pás da batedeira. Não bata
demais, corre o risco de virar manteiga. Não bata de menos, pois fica sem consistência.
Acrescente açúcar quando terminar de bater .
Num dia muito quente, para manter a consistência do creme, dissolva 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor em 1 colher (de sopa) de água e junte ao creme já batido. Mexa bem e terá uma boa consistência.
Para fritar bolinhos - também conhecido por bolinhos de chuva - veja como obter os melhores resultados.
Quanto mais gemas utilizar na massa, menos gordura vão absorver quando fritar.
Se deixar a massa descansar por 1 a 5 minutos antesde fritar, vão absorver menos gordura.Vire frequentemente enquanto estiver fritando para evitar que rachem no óleo. Acrescente algumas fatias de batata crua ao óleo para evitar que os bolinhos fiquem queimados.
Ao colocar a fôrma sobre a assadeira com água, tome cuidado para que a água não transborde e acabe molhando o pudim. O ideal é usar uma fôrma com tampa.
A forma de pudim deve ser caramelada. Prepare o caramelo primeiro, queimando o açucar e depois, molhando-o com um pouco de água, deixando em fogo brando até que derreta bem.
Só desenforme o pudim quando estiver frio. Para não quebrá-lo, mergulhe o fundo da forma em
água quente, vire sobre o prato em que vai ser servido e bata de leve para soltar.
Caso a sobremesa tenha ficado muito doce, é só colocar uma pitada de sal. Outra solução é
acrescentar uma colher de vinagre.
No preparo do arroz-doce misture o açúcar, o leite e os demias ingredientes somente após o cozimento do arroz. Isso evitará que ele fique duro.
Desenforme o pudim cobrindo a forma com um pano úmido. Assim o vapor não sai e fica mais fácil tirá-lo.

Desnformar gelatinas ou mousses é muito fácil: mergulhe em água quente e vire sobre o prato.
Bolos e pudins só desenformam quando frios.
Quando voçê precisar descascar grandes quantidades de maçãs par fazer doces, experimente deixá-las durante alguns minutos em água fervente, as cascas se soltarão com maior facilidade.
Quando a receita indicar creme de leite batido, primeiro bata e depois meça a quantidade. E se a receita pedir creme de leite azedo, é só pingar algumas gotas de limão ou vinagre que o creme azeda.
Pra que as maçãs não se desmanchem quando voçê assá-las no forno, experimente furar com um garfo em toda a sua volta: isto evita que elas percam a forma natural.
Se voçê não acerta bem o ponto de uma calda e ela acaba açucarando, experimente colocar, quase na hora de retirá-lo do fogo, meia colherinha de manteiga. Assim voçê poderá ficar sossegada que a calda não açucara.
Para evitar que o doce de leite talhe, adicione um pouquinho de manteiga sem sal e bata bastante até ligar novamente.
Para evitar que o doce de côco açucare, basta juntar uma colher (de sopa) de manteiga na hora do preparo.
Se o doce em que voçê vai usar o coco leva calda de açúcar, aproveita para faze-la com água do próprio fruto, pois fica mais saborosa.
Espere sempre a gelatina esfriar a ponto de começar a endurecer, antesde acrescentar claras ou creme de leite batido.
Curiosidade
Como surgiu o doce de brigadeiro:
Foi na elição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getulio, em 45, que o Brigadeiro" que é bonito e é solteiro" (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. A eleição acabou sendo ganha pelo candidato do PSD e PTB, Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos "18 do forte" . Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN. As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha.Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato " os docinhos preferidos do Brigadeiro". Depois o nome teria sido simplificado.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO