DICAS DE COZINHA

O filtro de papel para café também são ótimos para coar o óleo usado em frituras.
Para evitar que a maionese desande, use uma vasilha aquecida, junte as gemas, acrescente 1 colher (de chá) de mostarda e depois acrescente o óleo lentamente.
Se a maionese talhar: coloque uma clara numa vasilha e vá acrescentando a maionese, aos poucos, batendo sempre com um garfo ou batedor de ovos.
Para guardar a maionese: leve-a à geladeira coberta com papel alumínio ou papel plástico, ou ainda em vidro bem tampado. Ela pode durar, assim bem embalada, até três semanas.
Medir ou pesar corretamente ingredientes é a chave do sucesso de uma receita, os ingredientes secos só devem ser medidos depois de peneirados.
Ligue o forno sempre 15 ou 20 minutos antes de colocar qualquer coisa para assar. Só coloque algo no forno frio, se a receita assim pedir.
Se a comida salgou, não se alarme. Pingue algumas gotas de limão e deixe fervendo um pouco mais. Ou, ainda acrescente uma colherinha de açúcar e outra de vinagre.
Uma pitada de açúcar também ajuda a neutralizar o sal.
Queimou? Cubra a panela com um pano e coloque-a em um recipiente com água fria por 10 minutos. Depois mude o conteúdo de panela. A mudança de temperatura faz o gosto desaparecer.
Os copos empilhados se separam colocando água fria nos de cima e morna nos de baixo. O açúcar empedrou? Coloque pedaços de bolachas salgadas ou frutas secas.
Quando você abre a porta de sua geladeira e sente um cheiro desagradável, a primeira idéia que vêm a cabeça é procurar algum alimento estragado. Mas, se você não encontra nada, a melhor maneira de resolver o problema é a seguinte: Faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar e passe a solução em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador. Depois lave bem na água limpa e deixe a porta de geladeira aberta por uma ou duas horas: o cheiro desaparecerá completamente. Nunca use desinfetante, pois eles podem modificar o sabor dos alimentos durante vários meses
Utilize sacos plásticos para guardar alhos, pois assim eles se conservam melhor.
As panquecas ficam mais leves, quando se acrescentam algumas colheres (de sopa) de cerveja à mistura.
Água quente: agrega-se uma colherinha de sal grosso na água fervente, isso a manterá quente por um espaço longo de tempo.
Para que o sal não fique úmido:
1 - Coloque no saleiro alguns grãos de arroz
2 - Coloque um pouco de amido de milho.
Para que o café instantâneo não se umedeça, coloque o frasco de cabeça para baixo, bem fechado. Desta forma não entrará ar e o café ficará fresco.
Quando for utilizar creme de leite fervido, usar ima colher de fermento em pó para o creme de leite não talhar.
Para congelar, resfrie rapidamente o alimento, colocando a "kentinha" em água bem gelada. Tampe e anote a data e o nome do prato. Coloque em contato direto com as placas de extração de calor do seu freezer.
Cuidados com a garrafa térmica:Lave só com água, não use sabão ou qualquer produto químico. Despeje água quente antes de colocar o café para que ele fique bem aquecido por 2 ou 3 horas.
Para limpar colas de etiquetas em vidros, use pano e vinagre branco.
Conversão de receitas:Várias receitas preparadas no forno ou fogão convencional podem ser adaptadas para cozimento no forno microondas com simples modificações ou reduzindo-se o tempo de preparo de 25% a 50% do tempo de cozimento no forno convencional. Quando a receita for dobrada, não dobre o tempo, apenas aumente mais 50% e se necessário acrescente mais. Escolha em receituários de microondas a receita que mais se assemelha a que você irá preparar e adapte o tempo e a potência à sua receita. Reduza os líquidos quando preparar uma receita com ingredientes crus, pois haverá menos evaporação durante o cozimento. Tempere com menos sal e condimentos. Utilize o tamanho certo do recipiente para diferentes tipos de alimentos. Reduza também a quantia de óleo e gordura.
Limpador de forno: Você confiaria no sal e na canela? Não como um presente ao paladar, mas como um excelente restaurador do forno? Pois bem, o sal e a canela eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife-os enquanto estiver quente. Quando seco, remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.
Para tirar cheiro de cebola, alho e água sanitária das mãos, esfregue um pouco de amaciante de roupas nas mãos e enxágüe em água corrente.
Significado de alguns termos empregados em receitas:Barrar: revestir uma fôrma com caramelo. O mesmo que caramelar.Branquear: mergulhar carnes e legumes em água fervente, durante alguns minutos.Decantar: passar um líquido de uma vasilha para outra a fim de o separar dos sedimentos.Atar: amarrar as carnes, aves, com um fio, para que conservem a forma durante o cozimento.Diluir: misturar água com alimento sólido, fazendo com que este se desmanche.Destrinchar: cortar a ave em pequenos pedaços, com uma tesoura grande.Curtir; deixar o alimento num determinado molho ou tempero.
Guarde o açúcar mascavo num vidro grande com algumas ameixas-pretas secas. Elas evitam que o açúcar endureça, e o açúcar adoça as ameixas.
O mel deve ser guardado no escuro pra que conserve melhor o seu sabor.
O fato de seus convidados estarem um pouco atrasados para o jantar não têm grande problema. Mas e o suflê que já está no forno? Sua aparência, é claro, não resistirá por muito tempo depois de pronto, Faça o seguinte: assim que estiver cozido, proteja-o com papel de alumínio e deixe no forno (que ainda estará quente), mas com a portinha aberta.
Para que as formas de gelo não grudem no piso do congelador, utilize uma folha de papel alumínio entre eles.
Para evitar que copos estalem, ou trinquem quando recebem líquidos muito quentes, coloque neles antes, uma colher de metal.
Para que o mel não grude na colher, molhe-a antes com água quente.
Utensílios de isopor. Para limpá-los, lave com água e bicarbonato, não use sabão.Colaboração Cristina Gaia.
Para que as tiras de bacon não enrolem na hora de fritar, deixe-as antes de molho em um pouco de água. Seque e só depois frite. Outra opção seria furar as tirar com um garfo e leve-as ao óleo ainda frio.
Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.
Sua salada de alface pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira até a hora de servir, desde que você não tempere, e na hora de servir, coloque o sal, dessa forma ela não fica murcha, nem escura.
Açúcar:Para que o açúcar não empedre, guarde-o numa vasilha bem tampada, com um biscoito dentro.Para evitar formigas, guarde seu açucareiro na geladeira e não se preocupe, pois se estiver em um pote bem fechado, o açúcar não sofre alterações de sabor.As cascas do limão também não deixam que o açúcar forme pedrinhas, além de evitarem o ataque das formigas.Para que o açúcar mascavo não empedre, guarde-o em um saca plástico, dentro da vasilha bem fechada ou na geladeira.Uma fatia de pão fresco dentro do açúcar mascavo faz com que ele fique bem soltinho.Unte sua forma de bolo com açúcar no lugar da farinha de trigo. Assim, ele fica mais inteirinho e saboroso.
Para que os pastéis fiquem sequinhos coloque na massa 1 colher (café) de vinagre.
A lixeira sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação.O ideal e manter o lixo no chão e tampado, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.
Dentro da geladeira, nada pode ficar guardado sem proteção.Frios e queijos, sobras de comida, tudo deve ser colocado em vasilhas com tampa.
Limpando Forno de Microondas:Nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns para limpar o microondas.Limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno.Internamente use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro.Para limpeza do gabinete e porta, use pano com água e sabão neutro, em seguida limpe com um pano úmido e por fim pano seco.O painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco.O vidro da porta apenas com sabão neutro.Remover odores:Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas. Aqueça por 2 minutos na potência alta.Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.
Solução Forte para Limpeza dos Azulejos e Pisos:Faça uma mistura de:½ xícara (chá) de vinagre branco, 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio ½ de amônia em um litro de água. Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos.Deixe agir por uns 10 minutos, depois lavar normalmente com água e sabão.
A melhor maneira de guardar o pó de café, é dentro da própria embalagem e na geladeira. Quando você coloca em potes, o pó perde muito do sabor e a qualidade.
Na hora de escolher ovos, uma dica: Nunca utilize os que estiverem com rachaduras ou sujos. Nem guarde os ovos na embalagem que ele veio.
Arroz na panela de pressão:
Isso mesmo, podemos facilitar nosso dia-a-dia, e fazer um delicioso arroz na panela de pressão.Coloque os temperos que usa de costume em uma panela de pressão, frite o arroz e coloque água um dedo acima do arroz, essa é a medida. Tampe a panela de pressão e quando começar a fazer o barulhinho da pressão, conte até 10 e desligue o fogo, deixando a tampa fechada até sair a pressão sozinha.
2/3 de xícara de chá pode ser substituída por 10 colheres das de sopa e 2 colheres das de chá.
3/4 de xícara de chá pode ser substituída por 12 colheres das de sopa.
Uma xícara de chá pode ser substituída por 16 colheres das de sopa.
Um cálice é igual a 3 colheres de sopa.
Um quilo pode ser substituído pode 3/4 de xícara de chá.
Uma colher de sopa pode ser substituída por três colheres de chá.
Um litro equivale a 1000 gr. ou 6 xícaras de chá ou até mesmo 4 copos de água.
Duas colheres das de sopa podem ser substituídas por 300 g ou 1/8 de xícara de chá.
1/4 de xícara de chá pode ser substituída por 4 colheres das de sopa e uma colher das de chá.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO