DICAS DE TOMATES

Se você precisar fazer uma receita que leva catchup e, de repente, verificar que o catchup acabou, veja como você pode quebrar o galho: misture 1 xícara de polpa de tomate com 2 colheres (de sopa) de vinagre, 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo e uma pitada de canela e de cravo em pó. Misture bem.
Para tirar a acidez do molho de tomate, acrescente uma colherinha de açúcar.
Coloque o extrato de tomate em um prato, cubra-o com óleo ou azeite, evitando assim que mofe.
Uma maneira gostosa de aproveitar o restinho de catchup que ficou no vidro: acrescente 1 colher (de sopa) de vinagre, 2 colheres (de sopa) de óleo e orégano a gosto; feche o vidro e agite bem; terá um delicioso tempero para a sua salada.
Refogar, quer dizer cozinhar os alimentos em pouco óleo e no liquido que se forma durante o cozimento. É o caso dos tomates, quase sempre usados num bom refogado. Eles soltam liquido. Cozinha-se mexendo até que se forme um molho grosso.
Tomate sem pele se consegue mergulhando o legume rapidamente em água fervente (para não cozinhar) e depois em água gelada. Ou então espete o tomate na ponta de um garfo e gire-o sobre a chama o fogão para chamuscar (este truque também serve para tirar a pele de pimentões).
Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho na água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais rijo e mais fácil de ser cortado.
Para você acabar com a acidez que tantas vezes surge no molho de tomate, basta acrescentar algumas gotas de calda de caramelo (desmanche o açúcar em fogo brando e junte um pouquinho de leite). Ou, se está habituada a fazer um concentrado de tomate e guardar na geladeira por toda a semana, lembre-se de colocar uma colher de chá de açúcar depois do sal e da cebola. Isso é fundamental para que a massa não fermente.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO