BICARBONATO DE SÓDIO


O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino. É também chamado de hidrogeno carbonato de sódio, e apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde gás carbônico. Pode ser produzido por reação de dióxido de carbono com hidróxido de sódio líquido. Seu uso contínuo destrói o equilíbrio ácido-base do organismo causando alcalose metabólica. Seu sódio também causa problemas em cardíacos e em pessoas de pressão alta.O NaHCO3 é um potente elemento tampão produzido pelo organismo e se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. Seu uso mais conhecido é como antiácido estomacal porque tem o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico. É usado como fermento químico, no feitio de quitandas como bolo, roscas e pães, o crescimento da massa deve-se à liberação de CO2 gasoso. Outras utilizações desse composto: reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina; em curtumes; no tratamento de lã e da seda; na nutrição de animais; na cerâmica; para preservação da manteiga e de madeiras; é um dos componentes dos talcos desodorantes. Esse sal é utilizado também na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) e uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), em compartilhamentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podem ser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica.
O BICARBONATO DE SÓDIO E O MEIO AMBIENTE
O aquecimento global já faz parte de nossa realidade. Seus impactos podem ser desastrosos para o ecossistema, podendo, inclusive, provocar a extinção de espécies e a fome. O dióxido de carbono (CO2), um dos gases-estufa contribui para esse aquecimento. De acordo com a Skyonic Corporation, uma empresa com fins lucrativos preocupada com o meio ambiente, os maiores emissores de CO2 são as usinas elétricas à carvão e diesel: só nos Estados Unidos, elas emitem mais de 2,3 bilhões de toneladas do material por ano (os carros emitem 1,9 bilhão) [fonte: Skyonic]. Mas o que a Skyonic vai fazer a respeito disso? Ela vai produzir bicarbonato de sódio.
Muitas pessoas e empresas, preocupadas com o meio ambiente, estão buscando maneiras de
capturar e sequestrar o carbono, o que consiste basicamente em armazenar o CO2 para que ele não contribua ainda mais para o aquecimento global. Alguns métodos retiram os gases de CO2 dos sistemas de exaustão das indústrias, o comprimem na forma líquida e o levam até um sistema subterrâneo de armazenamento. Trata-se de um conceito possível, mas muito caro. Além disso, alguns cientistas não gostam da idéia de armazenar dióxido de carbono.
A maioria das pessoas sabe que o bicarbonato de sódio absorve odores e é fundamental para um bom pão. Mas algumas talvez não saibam que ele é muito mais útil.
Branqueamento dos dentes: depois da escovação, faça gargarejos de água misturada a uma colher de bicarbonato de sódio.
Polimento de metais: prepare uma pasta com bicarbonato de sódio e água e use-a para polir seu faqueiro, por exemplo.
Aliviando dores: uma pasta de bicarbonato de sódio pode aliviar as dores causadas por queimaduras de sol e picadas de insetos.
Limpeza de plásticos: borrife o bicarbonato de sódio em uma esponja para remover manchas de seu Tupperware.
Recuperação de madeiras: misture a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e pasta de dente e livre-se das manchas brancas nos seus móveis de madeira.
Remoção de calos: embeba seus pés em uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio para remover a pele áspera.
Tirando manchas de óleo: se o seu carro está vazando óleo no chão de sua garagem, jogue um pouco de bicarbonato de sódio. Depois de uma ou duas horas, você conseguirá remover a mancha facilmente.
Essas dicas são dadas apenas para fins de informação. Em alguns casos podem dar certo, em outros, não necessariamente. sua forma líquida, pois líquidos tendem a vazar.
BICARBONATO SÓDIO E SUAS MIL E UMA UTILIDADES
O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo. Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à carie dentária e aftas. Quando sai firidinha no canto da boca ou na língua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, mas logo cura, aplicar 3xdia. Usa-se também em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve. Usa-se como antiácido para aliviar dor de estomago. Usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor impregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa.
Como antiácido para aliviar dor de estomago: Dissolver 2,5g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30 minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago. Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 – ANVISA)
Remoção de odores de geladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.
Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.
Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágüe bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil.
Sujeira ou manchas no aço: Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüe com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.
Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox, dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.
Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe. Outra dica é o uso do Limoníaco.
Para cinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar e são desagradáveis, evite isso colocando um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro.
Limpeza de carpetes: Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.
Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio, secar a sombra.
Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.
Para desentupir o cano da pia, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguida meia xícara de vinagre.
Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo: Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco de água morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágüe e deixe secar no ar.
Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio.
Para remover a corrosão da bateria: Esfregue os terminais da bateria e ganchos com uma solução de água com bicarbonato de sódio. Depois passe vaselina sólida.
Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.
Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha, depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira Ferrugem.
Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.
Bicarbonato de Sódio
O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um antiácido estomacal, pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico.
NaHCO3 + HCl ® NaCl + H2O + CO2
É o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO 2).
Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas.
O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO 2), que faz a massa crescer.
2NaHCO3 ___D® Na2CO3 + H2O + CO2
O bicarbonato de sódio também é usado na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO 3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica).
O Bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agente tamponante).
LIMPADOR DE USO GERAL
Este preparado caseiro pode substituir a maioria dos limpadores comerciais que você tem na sua prateleira.
1 colher sopa de bórax
1 colher sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres (de sopa) de vinagre ou suco de limão
1 colher (de sopa) de detergente lava-louças
2 xícaras de água quente
Misture e guarde em uma bisnaga ou frasco pulverizador.Cuidado: não deixe de usar luvas de borracha quando trabalhar com esta mistura.
INTRODUÇÃO
Assim que você descobrir a versatilidade do bicarbonato de sódio, irá se livrar de todos aqueles limpadores guardados debaixo da pia e nunca mais usará um limpa-forno novamente. Neste artigo, examinaremos as várias maneiras de usar o bicarbonato de sódio na cozinha. Começaremos pelas superfícies.
BORRACHA, PLÁSTICO E MADEIRA
Uma pasta de bicarbonato de sódio remove manchas em utensílios de plástico e borracha. Aplique a pasta com uma esponja comum ou dupla face.
Você pode esfregar recipientes plásticos manchados com uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.
Renove esponjas velhas, esponjas dupla face de náilon e esponjas de esfregar encharcando-as durante a noite em uma solução de 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio para 1 xícara água.
Desodorize e remova manchas em tigelas e em utensílios de madeira com uma solução de bicarbonato de sódio.
SUPERFÍCIES BRILHANTES
Pias de aço inoxidável podem ser limpas com uma pasta de bicarbonato de sódio ou com bicarbonato de sódio borrifado diretamente em uma esponja ou pano de limpeza. Basta esfregar a superfície. Depois enxágüe-a e esfregue-a suavemente com camurça para secar.
Limpe o exterior de seu refrigerador e a maior parte de outras superfícies de sua cozinha usando o "Limpador de uso reral" (veja no box abaixo).
Tampos de gabinetes
Limpadores abrasivos podem riscar a fórmica. Em vez disso, use o limpador de uso geral (veja no box abaixo).Remova manchas de tampos de gabinetes laminados com uma pasta de bicarbonato de sódio. Aplique a pasta, deixe-a secar e depois remova-a esfregando. Em seguida, enxágüe a superfície.Limpe um tampo de gabinete feito de azulejo e rejuntamento com uma mistura de 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de amoníaco, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 3,5 litros de água morna. Aplique a mistura com uma esponja. Assegure-se de proteger as mãos com luvas de borracha.
POTES, PANELAS E UTENSILOS DE COZINHA
Limpe graxa e alimentos incrustados em assadeiras umedecendo-as com água quente e borrifando bicarbonato de sódio. Deixe descansar por uma hora e esfregue com uma esponja.
Para soltar alimentos assados ou ressecados de panelas, ferva água e bicarbonato de sódio em fogo baixo nas panelas. Quando o alimento se soltar, deixe a panela esfriar e limpe-a.
Utensílios de cozinha esmaltados não podem receber limpadores abrasivos. Aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e aguarde por uma hora. Depois disso, limpe com uma esponja dupla face sintética e enxágüe.
Remova manchas de uma panela anti-aderente fervendo 1 xícara de água, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de alvejante na panela por vários minutos. Lave a panela como de costume.
Cubra manchas de queimado em assadeiras de biscoitos com bicarbonato de sódio ou com água quente e deixe por 10 minutos. Em seguida, arie a assadeira com bicarbonato de sódio e uma esponja dupla face.
PISOS
Limpe pisos cerâmicos com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Use um esfregão com a solução e depois enxágüe o piso.
Remova marcas pretas de salto de sapato sobre pisos de linóleo ou vinil com uma esponja dupla face umedecida e mergulhada em bicarbonato de sódio.
FORNOS E FOGÕES
Limpe cafeteiras de vidro com uma solução de bicarbonato de sódio, usando uma escova de dentes para chegar a cantos difíceis.
Para uma limpeza completa do forno, deixe 1 xícara de amoníaco em um forno frio e fechado durante a noite para soltar a sujeira. Pela manhã, limpe o amoníaco. Depois limpe as superfícies com bicarbonato de sódio.
Como você verá na próxima seção, o bicarbonato de sódio também pode fazer um trabalho excelente como um auxiliar na limpeza de outras partes de sua cozinha.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO