DICAS DE CULINÁRIA


Aproveite as sobras de vinho e cerveja para temperar a carne assada em panela de pressão. O vinho poderá ser usado na própria vinha-d'alhos, e a cerveja despejada na panela, depois que a carne estiver dourada de todos os lados.
Para dar um sabor especial a frangos e carneiros, espalhe um pouco de alecrim antes de grelhar ou assar.
Para que o fígado não fique duro ao fritar, polvilhe antes com maisena ou farinha de trigo. Quando você fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque.
Se a carne for dura demais, passe bicarbonato de sódio e deixe ficar por algumas horas. Lave bem antes de cozinhar.
Amacie carnes duras com uma mistura de vinagre e óleo de oliva. Deixe-a descansando neste molho por duas horas antes de cozinhar.
Para saber se o peixe está fresco, observe: ele deve ter olhos e escamas brilhantes, guelras bem vermelhas e carne rija.
Para que o peixe não grude no fundo da assadeira, forre-a com uma camada de cebolas picadas, aipo e cheiro verde.
Para engrossar molhos, acrescente uma colher de farinha de trigo dissolvida em água fria.
Retire a massa de tomate da lata e guarde num potinho ou copo de vidro. Despeje um pouco de óleo por cima, para evitar que embolore. Conserve na geladeira.
Coloque um pedaço de chocolate ou duas gotas de essência de baunilha no filtro, antes de coar o café, e ele ficará com um sabor original e delicioso.
Se o café estiver muito fraco, acrescente um pouco de pó solúvel na cafeteira.
Adicione uma pitada de sal nas receitas que contém chocolate e o sabor ficará melhor, mais acentuado.
Para que o bolo de chocolate fique úmido e fofo, experimente adicionar uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.
Para gelar o vinho mais rápido, envolva a garrafa em uma flanela molhada com água gelada. Em segundos o vinho estará na temperatura ideal.
Para fazer um bom tempero para saladas dissolva o sal em um pouco de água quente e acrescente vinagre ou suco de limão e depois uma quantidade igual de azeite.
Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.
Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundos. Ele ficará finíssimo.
Antes de temperar o frango, escalde com água fervente e suco de limão. O frango ficará menos gorduroso.
O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher das de sopa de maisena no óleo de fritura quente.
Coloque uma folha de couve em cima da sopa de carne gorda, para tirar o excesso de gordura do caldo.
Antes de empanar carne de frango, porco ou peixe, misture algumas colheres de sopa de germe de trigo à farinha de rosca, o empanado ficará mais saboroso e nutritivo.
Para dar maior sabor a saladas, esfregue na saladeira um dente de alho.
Para dar um sabor ardido, igual ao da pimenta, a sopas e molhos, acrescente um pedacinho de gengibre. Retire na hora de servir.
Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo por mais dois minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.

A massa do pão ficará bem fofa e leve se você acrescentar uma batata cozida, fria ou morna, passada no espremedor.
Para fazer farinha de rosca, coloque fatias de pão torrado dentro de um saco plástico, feche bem e esmigalhe com o rolo de macarrão. Depois, peneire.
Coloque a fôrma de pão ou de bolo para assar sempre no meio do forno. Assim, o ar circulará livremente por todos os lados, fazendo com que o pão ou bolo asse por igual.
Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água do cozimento alguns cravos-da-índia.
As batatas assadas ficarão mais saborosas e suas cascas não racharão se você passar um pouco de manteiga ou gordura de bacon antes de assar.
As claras de ovos podem ser guardadas congeladas por até 1 ano. Coloque-as num recipiente plástico e poderá ir acrescentando as claras, para depois usá-las em merengues, pudim de claras, etc. 1 xícara equivale a 7 ou 8 claras.
Para fazer bolos, é melhor usar ovos médios do que os muito grandes. Ovos extra-grandes fazem com que os bolos cresçam e depois abaixem quando frios.
O frango ficará mais macio se você colocar no tempero uma pitada de fermento em pó ou bicarbonato de sódio.
Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.
Para medir líquidos grudentos tipo mel ou qualquer tipo de calda, passe um pouco de óleo de cozinha na xícara.
Para amaciar a carne do bife, passe uma mistura de vinagre com óleo. Deixe ficar duas horas.
Corte as batatas em fatias grossas, coloque para fritar em óleo bem quente e adicione um pouco de sal. As batatas ficarão coradas e sequinhas.
Se você comprou mandioca e não quer preparar no mesmo dia, descasque e coloque numa vasilha, coberta com água, dentro da geladeira. Assim, ela não estragará.
Para saber se a massa do pão está no ponto, estire-a e corte-a ao meio. Se a massa tiver muitos furinhos, não estará no ponto. Caso contrário, ela já poderá ir ao forno.
Para assar pão, coloque junto, na parte de baixo do forno, uma vasilha refratária cheia de água. Assim, o pão ficará mais crocante.
Cozinhe talos e folhas verdes de couve-flor até ficarem macios e sirva com manteiga derretida ou molho branco por cima. Além de ficarem saborosos, são muito nutritivos.
Você pode extrair o suco de abobrinha cozida ou de espinafre com facilidade usando um espremedor de batatas.
Para pincelar tortas e empadas, misture bem uma gema com óleo e depois acrescente uma pitada de açúcar com algumas gotas de café forte.
Na falta de um rolo de macarrão para estirar a massa, use uma garrafa lisa, cheia de água gelada e gelo picado. Feche bem a garrafa para não vazar.
Lave os camarões com casca e ferva em água sem sal. As cascas se soltarão com facilidade enquanto os camarões estiverem quentes.
Se você cozinhar o camarão com casca em cerveja, ele ficará com um sabor parecido com o da lagosta.
Para o preparo de uma massa para tortas ou empadas, use sempre gordura gelada. Dessa maneira, a massa ficará crocante e sequinha.
Coloque um pouco de manteiga ou margarina derretida na massa da panqueca. Assim, você não precisará usar óleo cada vez que colocar a massa para fritar.
Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.
A polenta frita ficará mais macia e com uma crosta crocante se você passar na farinha de trigo antes de fritar.
Ao aquecer manteiga para frituras ou refogados, evite que ela se queime juntando à panela algumas gotas de óleo.
Você evitará que o leite derrame, ao ferver, se colocar uma colher dentro da leiteira.
Para fritar panquecas, unte a frigideira com toucinho: espete-o em um garfo e passe na frigideira.
Quando você fizer qualquer fritura à milanesa, prepare e deixe na geladeira por quinze minutos. Assim, o empanado de ovo e farinha de rosca não se desprenderá ao fritar.
Se o arroz queimou, coloque a panela destampada, em cima de uma toalha molhada. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão.
Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.
Para conservar por mais tempo as frutas, guarde-as na geladeira. Mas, antes, embrulhe uma por uma em papel alumínio.
Para que o caqui amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um jornal.
Ovos quando batidos em temperatura ambiente, tornam-se mais fofos e crescem mais.
Para guardar gemas durante alguns dias, cubra-as com água fria e ponha na geladeira.
Se você colocar vinagre demais na salada, misture ao tempero uma colher de sopa de leite cru (não fervido) e uma pitada de açúcar.

Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde-os na geladeira.
Não estrague um limão inteiro se você for usar apenas algumas gotas. Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito.
Lave bem as cascas de um abacaxi e coloque de molho em um litro de água. Deixe de um dia para o outro na geladeira. Depois, coe e adoce a gosto.
Quando as batatas são cozidas em demasia, o purê fica aguado ao se colocar o leite.Salpique um pouco de leite em pó e obterá o purê de batatas mais fofo.
Enrole um pequeno pedaço de papel de alumínio bem apertado em volta do saleiro. O papel de alumínio é à prova de umidade e fará com que o sal fique seco e solte facilmente. Para conservar por alguns dias o creme de leite, depois de aberto, despeje o conteúdo da lata num vidro com tampa de plástico, limpo e enxuto, e coloque na geladeira.
O milho de pipoca deverá ser guardado no congelador. Assim, ele ficará fresco e não terá muitos 'piruás' (milho que não estoura).
Nunca lave uma fruta para ser guardada na geladeira. Lave somente na hora de comer, assim ela se conservará por mais tempo.
Deixe as passas numa peneira sobre o vapor da água fervente por cinco minutos. Elas ficarão mais macias e saborosas.
Para tirar o cheiro de ovo de um prato, esfregue um pouco de pó de café.
Adicione algumas gotas de limão e uma pitada de açúcar às claras batidas em neve para que fiquem mais firmes.
A água de coco é excelente no preparo de arroz ou de carne assada.
Coloque os morangos durante alguns minutos numa solução de água e vinagre. Assim, eles ficarão limpos e com aparência mais saudável.
Para cortar o queijo em fatias, use uma faca sem corte. Nesse caso, ela cortará melhor que a faca afiada.
Para as omeletes não grudarem, esfregue sal no fundo da frigideira.
Para dar uma crosta bem crocante ao pão, pincele com água duas vezes enquanto ele assa.
A massa com fermento para pão crescerá mais rápido se você pré-aquecer o forno por 5 minutos, desligar e deixar a massa descansar dentro do forno.
Antes de cortar merengues, mergulhe a faca em água fervente.
Se a massa de sorvete não quiser pegar o ponto, retire-a do congelador e bata no liquidificador. Depois, leve-a ao congelador novamente.
Para conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois, guarde a salsa num vidro, coberta com óleo.
Se a comida ficar muito apimentada, adicione uma colher das de chá de açúcar.
Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura.
O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher das de sopa de maisena no óleo de fritura quente.
O queijo não endurecerá se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.
O pão de queijo ficará uma delícia se você acrescentar um pouco de coalhada à massa.
Antes de fritar berinjelas, passe na farinha de rosca misturada com clara de ovo. Assim, elas não absorverão muito óleo.
Coloque meia xícara de leite na água que for cozinhar couve-flor. Ela ficará mais alva e saborosa e não desprenderá seu cheiro característico.
Nunca compre carne em açougue que tenha luz vermelha, pois com essa luz você não poderá perceber se a carne é fresca ou não.
Os bifes douram mais rápido se você colocar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.
Para tirar excesso de gordura do molho, deixe-o no congelador durante 20 minutos. Assim, a gordura ficará congelada na superfície e sua remoção será mais fácil.
Para tirar a acidez do molho de tomate, prepare com todos os temperos e coloque alguns pedaços de batata ou cenoura, durante a fervura.
Ao fazer frituras, coloque um pouco de sal no fundo da frigideira, para a gordura não espirrar.
Uma maneira de melhorar o sabor do vinagre é juntar a ele sobras de vinho, mesmo que este já esteja passado.
Cozinhe a espiga de milho em água sem sal. Só depois de cozida é que a espiga deve ser deixada em água salgada. Assim ela não fica dura.
Para melhor conservação do germe de trigo, guarde-o sempre num pote fechado, na geladeira. Isso evita que ele deteriore.
Em vez de assar um peru grande, compre dois pequenos. Além de assar em menos tempo, você terá duas vezes as melhores partes.
Quando você fizer presunto assado, não jogue fora o osso. Ele poderá ser aproveitado para dar um delicioso sabor ao feijão.
Para o bacalhau ficar macio e mais gostoso, tire todo o sal e depois coloque-o de molho em leite.
A carne de peru ficará crocante e com sabor mais apurado se você pincelar com mel depois de assar.
O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.
Para dar uma cor dourada aos bifes, coloque na hora da fritura uma colher das de sobremesa de massa de tomate.

Para cozinhar lagosta, junte uma cebola à água de cozimento. Quando a cebola estiver cozida, a lagosta também estará.
Ao fritar peixe, coloque um ramo de salsa no óleo da frigideira. Ele ficará gostoso e cheiroso.
Coloque os aipins descascados no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe. Assim eles amolecerão por igual.
Para cozinhar o aipim mais rapidamente, não coloque sal na água. Depois de cozido, tempere a gosto.
O purê de batata ficará mais saboroso se você substituir o leite pelo creme de leite.
Coloque duas rodelas de cebola nas batatas fritas, pouco antes de tirar do fogo, elas ficarão com um sabor especial.
Para que o assado fique dourado, pincele com molho de soja antes de levar ao forno.
Quando você for fazer bolinhos de carne e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada.
Para cortar um bolo para recheá-lo: passe uma linha em volta do bolo, no sentido do comprimento, dê uma laçada (como se fosse dar um nó) e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.
Para dar um sabor especial ao peixe, deixe-o mergulhado no leite algum tempo antes de fritar.
Para tirar a gordura de porco das mãos, pegue um pouco de sal e esfregue uma mão na outra.
Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface absorverão o excesso de óleo.
Para tirar o cheiro de arroz queimado, basta colocar algumas fatias de pão de fôrma por cima e tampar a panela por alguns minutos.
Para tirar as manchas da frigideira de alumínio, cozinhe dentro uns pedaços de maçã com água durante alguns minutos. As manchas sairão.
Quando você não tiver papel de alumínio para cobrir os pratos para assar, substitua por qualquer papel fino. Mas, antes, embeba em óleo, para não pegar fogo.
Para tirar o excesso de umidade do arroz guardado em lata, é só colocar uma fatia de pão seco dentro. O pão deixa o arroz seco e soltinho.
Você pode substituir um tablete de 15 g de fermento para pão por uma colher das de sopa de fermento seco, granulado, especial para pão.
Para tirar o excesso de gordura de sopas e ensopados, adicione algumas pedras de gelo, mexa para a gordura aderir ao gelo e retire antes que ele derreta.
Para que a maizena não empelote, dissolva em um pouco de água ou leite antes de usar.
Você pode dar um sabor muito especial ao risoto se colocar um pouco de cravo-da-índia no tempero.
Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.
Ao fazer gelatina, substitua um copo de água por um copo de leite. Assim, você aumentará o seu valor nutritivo.
As cascas de batata-doce sairão facilmente se você colocá-las em água fria imediatamente após o cozimento.
Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó.
As folhas de alface são ótimas para retirar o excesso de gordura de frituras e alimentos gordurosos.
Utilize as cascas da maçã para preparar um delicioso chá, ou ainda um delicioso refresco para o verão.
Ao desenformar o bolo, se ele estiver grudado, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará do fundo da forma.
Frutas garantem abundância, especialmente as cítricas e os tradicionais frutos secos, como nozes, castanhas, avelãs... A amêndoa tem ainda mais um significado: prenuncia vida nova.
Lentilha atrai dinheiro. Utilizada desde os primórdios da humanidade, a lentilha tem sido relacionada a dinheiro. Diz a lenda que comer esses grãos na noite de reveillon garante um ano próspero e feliz.
Não jogue fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal e sirva como aperitivo.
Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.
Quando um vidro estiver com a tampa muito difícil de se abrir, dê umas batidas no meio da tampa com o cabo de um talher.
Para tirar o cheiro desagradável de alho das mãos, basta esfregá-las com talinhos de salsa.
Coloque um vidrinho com álcool, bem tampado, no recipiente em que você guarda o açúcar. Assim, você evita o aparecimento de formigas.
Ao fazer bolinhos de bacalhau, antes de pegar a massa, passe a colher no óleo quente. Assim, a massa se soltará da colher com facilidade.
Se o molho de carne estiver sem cor, acrescente uma ou duas colheres das de chá de café solúvel ao molho.
Para dar um sabor especial à salada de maionese, acrescente aos temperos um pouco de açúcar.
Para evitar o mau cheiro na hora de frituras, ferva ao lado, em fogo baixo, numa panelinha com um pouco de água, uma casca de laranja.
Para tirar o excesso de óleo dos alimentos fritos, coloque-os entre duas folhas de papel absorvente, comprimindo um pouco, antes de servir.
Para tirar o cheiro de gordura que fica pela casa, coloque no fogo uma casca de laranja polvilhada com açúcar.
Para acabar com as formigas da cozinha, coloque pó de café usado nos lugares em que elas costumam aparecer.
Para melhor cortar ovos cozidos, mergulhe a faca em água quente.
Se cozinhar ovos em panela de alumínio, coloque vinagre ou gotas de limão na água para que o interior da panela não fique escuro.
Quando um copo ficar preso a outro, não force para tirar. Encha o copo que estiver por cima com água fria e mergulhe o que estiver por baixo em água quente. Eles se soltarão sem quebrar.
Se alguma coisa for derramada no forno, coloque sal imediatamente por cima. Quando o forno estiver frio, escove a parte queimada e limpe com uma esponja úmida.
O gelo ficará decorativo se você colocar em cada uma das forminhas uma folha de hortelã antes de levar a água ao congelador.
Para evitar o aparecimento de bichinhos na farinha de trigo, coloque dentro do recipiente algumas folhinhas de louro.
Para enfeitar um bolo simples, sem cobertura, coloque uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante açúcar de confeiteiro. Retire a toalha com cuidado, para ficar o desenho.
Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.
Faça um pequeno orifício no ovo com um alfinete e ele não quebrará quando colocado na água fervendo.
Um pequeno funil ajudará a separar as claras das gemas. Quebre o ovo sobre um funil e as claras descerão, enquanto a gema ficará em cima.
Para tirar a baba pegajosa dos quiabos, pingue algumas gotas de limão por cima.
O tomate não estragará se você colocá-lo dentro de uma vasilha com farinha de trigo. Guarde a vasilha dentro ou fora da geladeira.
Antes de passar o glacê, polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo. Assim, o glacê não cai.
Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.
Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal.
Para limpar aquela sujeirinha difícil do camarão, use uma agulha de crochê bem fina.
Para que o azeite não fique rançoso, coloque um pouco de açúcar no recipiente em que você guarda o azeite.
Para dar maior sabor a saladas, esfregue na saladeira um dente de alho.
Se você misturar o creme de leite com duas claras batidas em neve e uma pitada de sal, ele renderá muito mais.
Deixe a mussarela tirada da geladeira imersa em água por duas ou três horas. Assim, ela derreterá no forno com mais facilidade.
Se os vegetais estiverem murchos e manchados, tire as beiradas escuras, salpique com água fria, embrulhe numa toalha e deixe na geladeira por, mais ou menos, uma hora.
Ao misturar ingredientes, coloque um pano de prato umedecido embaixo da vasilha que estiver usando. Isto ajudará a firmar a vasilha, evitando que escorregue.
Aproveite as sobras de purê de batatas. Faça bolinhos, misturando com farinha de trigo. Congele num tabuleiro e depois passe para sacos plásticos. Não é necessário descongelar para fritá-los.
Raspas de limão e laranja estarão sempre fresquinhos se você congelar as frutas e ralar quando precisar.
A banana da salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar refinado.
Para conservar bolos e biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.
Faça maionese verde acrescentando folhas de agrião ou espinafre, bem picadas, à maionese já engrossada.
Para deixar o caldo de feijão mais grosso, acrescente uma colher rasa de farinha de trigo.
Para que as claras batidas em neve fiquem firmes, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio nas claras antes de bater.
O queijo não ficará rançoso nem embolorado se você embrulhar em um pano umedecido com vinagre.
O cheiro e o gosto de queimado do arroz sairão facilmente, se você colocar uma cebola cortada ao meio, dentro da panela do arroz.
Para a massa do pão crescer mais rápido, sove bem e coloque em um saco plástico bem fechado.
Para tirar o gosto amargo do doce de cidra, rale a fruta e misture em um pouco de sal. Deixe por 10 minutos e depois enxágüe.
Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim ele ficará mais saboroso.
O doce de banana ficará dourado se você adicionar uma calda de açúcar queimado com meio limão espremido.
Se o brigadeiro passar do ponto, adicione um copo de leite e deixe apurar novamente.
Só tempere um molho com sal depois que ele já estiver preparado. Se você colocar antes, o gosto de sal se concentrará enquanto o molho cozinha.
Para a casca do feijão não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente à água um pouco de óleo.
As ervilhas não perderão a cor se você juntar uma pitada de açúcar à água de fervura.
Para impedir que o suflê derrame ao ser assado, passe o dedo untado com manteiga na borda interna da fôrma, já com a massa do suflê dentro.
Para eliminar o cheiro de peixe dos recipientes, lave-os com água, esfregando com uma esponja embebida em vinagre.

Quando você colocar água ou qualquer líquido fervente num vidro, coloque antes uma colher de metal. Assim, a colher absorverá o calor, evitando que o vidro se quebre.
Para que a panela não fique preta ao ferver ovos, coloque dentro um pedacinho de limão ou umas gotinhas de vinagre.
Para deixar mais limpos os panos de prato, lave-os em água morna misturada com um pouco de vinagre e sal.
Você impedirá o aparecimento de formigas no açúcar colocando pedaços de casca de limão no açucareiro.
Reaproveite o óleo usado na fritura colocando, quando ainda quente, algumas fatias de batata crua. A batata absorverá todo e qualquer sabor estranho ao óleo.
Acrescente à massa de pizza uma batata cozida. A massa ficará mais leve.
Para engrossar feijão aguado, acrescente uma mistura de água com maisena.
O peixe assado não grudará na forma, nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.
Para tirar o excesso de sal do bacalhau, coloque na água do molho duas colheres das de sopa de açúcar.
Quando os ovos ficarem grudados na caixa de papelão, umedeça a caixa e os ovos poderão ser retirados sem que se quebrem.
Empadas, tortas e barquetes de "massa podre" devem esfriar antes de ser tiradas das formas.
Se você quiser preparar um suflê de manhã para assar à noite, deixe para colocar as claras batidas em neve no suflê só na hora de levar ao forno.
Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.
Coloque algumas azeitonas pretas, furadas com um garfo, e um pouco de alho amassado num vidro com óleo comum de cozinha e deixe na geladeira por alguns dias. O óleo ficará com sabor de azeite de oliva.
Se precisar tirar a noz inteira da casca, deixe as nozes de molho em água salgada por uma noite, antes de quebrá-la cuidadosamente.
Coloque no feijão de molho, na véspera, uma colher de chá de fermento em pó. Ele ficará mais macio.
A macarronada ficará mais saborosa se você misturar um pouco de pimenta-do-reino ao queijo ralado.
Para que o molho de tomate não fique ácido, acrescente uma colher das de sopa de creme de leite.
Depois que espremer um limão para usar o suco, embrulhe e congele a casca. Quando precisar para uma receita que peça casca de limão, você terá para ralar.
O queijo ricota tipo cottage, durará duas vezes mais se você guardar a vasilha na geladeira de cabeça para baixo.
Retire a maionese que fica no fundo do vidro com suco de limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.
Antes de ferver o leite, enxágüe a leiteira com água fria e não enxugue. Assim, o leite não ficará grudado, facilitando a lavagem da vasilha.
Esfregando as mãos com um pouco de sal e enxaguando em água corrente, o cheiro de cebola sairá com facilidade.
O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
Para fazer uma fritura na manteiga, acrescente uma colherinha de óleo. Assim, a manteiga não queimará.
Antes de ralar queijo, pincele o ralador com óleo. Na hora de lavar, o queijo se soltará mais facilmente.
Os cremes e pudins de pacote (industrializados) não ficarão com aquela casquinha indesejável se você polvilhar açúcar depois de prontos.
Para deixar o vinagre mais suave, coloque dentro da garrafa alguns pedaços de maçã descascada.
O pó de café ficará como se fosse moído na hora se você o guardar num recipiente fechado dentro da geladeira.
Quando uma receita pedir gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.
Antes de usar o pepino, corte as extremidades e esfregue bastante as partes cortadas nos dois lados do pepino, até sair toda a gosma. Assim, ele não amarga. Depois, corte em rodelas bem finas, sem tirar a casca, para aproveitar toda a vitamina.
Para dar aroma agradável ao vinagre, coloque umas folhas de manjericão, sálvia ou alecrim dentro da embalagem e depois tampe bem.
Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.
Para o queijo ressecado ficar macio outra vez, coloque-o de molho em leite.
Se você colocar um pires virado com a boca para baixo dentro da leiteira, antes de levar ao fogo, o leite não transbordará quando ferver.
Em vez de açúcar,deixe dissolver no chá uma bala de limão ou de hortelã. Ele ficará muito saboroso.
Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.
Para polvilhar facilmente farinha de trigo, coloque-a num recipiente com furinhos, como o saleiro.
Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.
Para dar uma sabor diferente ao café, misture no pó uma colherinha de chá de chocolate, antes de pôr a água.
Se você quiser ralar coco no liquidificador, ligue o aparelho e vá colocando aos poucos o coco já picado.
Para retirar com facilidade o leite de coco do vidro, basta introduzir um canudinho até o fundo, deixando entrar um pouco de ar.
Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.
Você pode conservar a mandioca fresca pelo menos um mês se descascar, lavar, secar bem e guardar em saco plástico fechado, dentro do congelador.
Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada.
O frango à milanesa ficará mais saboroso se você acrescentar um pouco de queijo ralado à farinha de rosca, antes de fritar.
Para a fritada ficar mais macia, junte aos ingredientes uma colher de sopa de leite para cada ovo.
Ao preparar camarão, guarde as cascas num recipiente fechado, dentro do congelador. Elas poderão ser utilizadas no preparo do arroz. Para isso, ferva, à parte, a água com as cascas do camarão. Depois é só cozinhar o arroz nessa água que ele ficará com gostinho de camarão.
Use sempre manteiga ou margarina gelada nas receitas de massas para tortas. Estas massas só deverão ser usadas após descansarem 15 minutos, no mínimo.
Para o pão-de-ló não murchar, deixe-o esfriar 10 minutos antes de desenformar.
Meia xícara de chá de molho tártaro pode ser improvisada com seis colheres de sopa de maionese, mais duas colheres de sopa de picles picadinhos.
Quando uma receita pede uma colher de sopa de maisena, você pode usar duas colheres de sopa de farinha de trigo.
Quando o bolo, depois de frio, grudar na forma, aqueça-o ligeiramente no forno. Se isto não resolver, enrole a forma com uma toalha úmida e deixe por algum tempo.
Se você colocou maionese demais na salada (pastinha) de atum e não tem outra lata para misturar, adicione pedaços de pão picado.
Se a massa (macarrão, espaguete, etc.) ficou grudada, ferva outra outra vez por mais um ou dois minutos.
Para ter certeza de que o peixe está fresco, verifique se os olhos estão brilhantes, claros e um pouco salientes. O peixe quando não está fresco tem os olhos fundos, turvos ou vermelhos. Certifique-se de que as escamas estejam brilhantes e bem seguras à pele. Examine as guelras: devem estar vermelhas ou arroxeadas, nunca acinzentadas.
Para evitar que o queijo endureça, coloque manteiga na parte que foi cortada ou embrulhe o queijo em papel-alumínio.
Ponha as bananas na geladeira depois que elas estiverem maduras. O frio, apesar de escurecer as cascas, não estraga a fruta por dentro e ajuda a retardar o processo de amadurecimento.
Para engrossar o caldo do feijão e evitar que fique cozido demais, adicione uma pitada de bicarbonato de sódio à água, quando estiver cozinhando. E só coloque o sal depois que os grãos estiverem macios.
Quando você encontrar uma receita melhor do que a do seu livro, copie num cartão e prenda sobre a receita antiga. Desta maneira, poderá achá-la facilmente consultando o índice do livro.
Para conservar a salsa fresquinha, coloque num vidro de boca larga, com a tampa bem fechada.
Uma vez cortada a cebola, passe na parte cortada manteiga, e ela se conservará melhor.
Guarde o papel em que a manteiga ou margarina vem embrulhada. Coloque num saco plástico na geladeira e use para untar formas, quando precisar.
Para fazer uma carne bem temperada, despeje o tempero líquido, tipo vinagrete, num saco plástico, ponha a carne e feche bem. É só virar o saco de um lado para o outro e o tempero penetrará uniformemente.
Para que o arroz fique mais branco, acrescente umas gotas de limão à água do cozimento.
Para acentuar o sabor dos tomates, ao cozinhá-los coloque sempre uma pitada de açúcar.
Use um pimentão grande como taça para servir misturas cremosas para aperitivos. Corte a parte de cima, limpe por dentro e coloque creme de queijo, etc.
As maçãs durarão mais se não ficarem encostadas umas nas outras quando armazenadas.
Pincele o fundo de uma massa para torta com uma clara de ovo bem batida, antes de colocar o recheio. Assim, as frutas não amolecerão a massa.
Congele um pouco de ponche nas vasilhas de gelo e coloque na poncheira. Assim, se o gelo começar a derreter, não alterará o sabor do ponche.
Use fio dental sem sabor para costurar o peru recheado, pois não queima e é muito forte.
Para desenformar gelatina, ensope uma toalha em água quente, torça e enrole em volta da forma por cerca de 15 segundos. Depois, com as duas mãos, desenforme com uma rápida batida na forma.
Não jogue fora o pão dormido. Ele pode ser reaproveitado e ficar fresquinho de novo, se for umedecido levemente com água e levado ao forno por alguns minutos.
Quando bater a carne com socador de carnes, para amaciar , coloque farinha de trigo para vedar os orifícios e o sangue da carne não escorrer, perdendo assim a umidade.
Para que a gordura não espirre sobre o fogão, salpique um pouco de sal na frigideira.
Deixe a torneira da pia aberta quando estiver escorrendo a água quente dos legumes. Isto evitará que a quentura suba às suas mãos.
Se você precisar de apenas umas gotinhas de limão, faça um buraquinho com o garfo e esprema a quantidade desejada. Ponha o limão novamente na geladeira ele não se estragará.
Os caules dos brócolis vão cozinhar mais rápido se você fizer neles marcas com uma faca, em formato de X de cima até em baixo.
Para que as cebolas não fiquem tão picantes, corte-as em rodelas e separe em anéis, deixando de molho em água fria por uma hora. Cebolas suaves são uma delícia em saladas.
Ofereça um coração ao seu amor. Primeiro, asse um bolo em uma forma redonda e outro em uma quadrada. Corte o bolo redondo ao meio e coloque o quadrado como um losango. Arrume cada metade do bolo redondo nas duas partes de cima do losango, formando um coração. Depois, é só decorar e servir.
Os limões de casca fina e com marca pequena em cada extremidade são, em geral, os que têm mais suco e menos sabor.
Se os palitos que você tem em casa forem muito curtos para testar se o bolo está no ponto, use um pedaço de espaguete cru.
Os morangos se conservarão firmes por muitos dias se forem guardados numa peneira na geladeira, o que permitirá que o ar circule em volta deles.
Congele as cerejas ao marasquino dentro de cubos de gelo. Faça a mesma coisa com folhas de hortelã ou azeitonas verdes para martines servidos on the rocks.
Os abacates amadurecerão depressa se forem embrulhados em sacos de papel pardo e colocados em lugar quente.
Não use abacaxi fresco em sobremesas de gelatina. O abacaxi contém uma enzima que impede que a gelatina endureça. Por isto, prefira o abacaxi enlatado ou o fresco previamente fervido por 5 minutos.
Para remover o cabelo do milho, basta umedecer uma escova de dentes e escovar a espiga. Assim, todos os cabelos sairão rapidamente.
Guarde uma esponja na lata de farinha de trigo. É excelente para passar farinha no rolo de abrir massa, tábuas e outras superfícies.
Para tirar o gosto de queimado do arroz, coloque um pedaço de pão branco fresco, de preferência a ponta, por cima e cubra a panela. Em minutos, o mau gosto desaparecerá.
Para desenformar gelatina, ensope uma toalha em água quente, torça e enrole em volta da fôrma por cerca de 15 segundos. Depois, com as duas mãos, desenforme com uma rápida batida dos pulsos na fôrma.
As bananas verdes amadurecerão mais depressa se você colocar junto delas uma bem madura.
Para manter os sucos bem gelados, sem que a água do gelo misture ao suco, coloque os cubos de gelo dentro de um saco plástico ( para congelados), antes de despejar o líquido na jarra.
Como a maioria das receitas pede sal e pimenta, mantenha um saleiro cheio com os dois misturados. Uma boa proporção é 3/4 de sal para 1/4 de pimenta do reino.
Mergulhe o limão em água quente por 15 minutos, antes de espremê-lo, e conseguirá tirar o dobro de seu suco.
Se a parte de cima do bolo estiver tostando muito depressa, deixe uma assadeira com água morna na prateleira de baixo durante todo o tempo de cozimento.
Assim que as batatas-doces estiverem cozidas, coloque-as imediatamente na água fria. As cascas sairão com muita facilidade, quase sozinhas.
Para tirar os insetos do repolho, couve-flor e vegetais similares, deixe-os de molho, por 15 minutos, em água fria misturada com um pouco de sal ou vinagre.
Para cozinhar ovos rachados, embrulhe-os em papel-alumínio, com as pontas bem enroladas.
Cozinhe o macarrão diretamente num escorredor grande metálico ou numa cesta de fritar batatas. Assim será mais fácil retirar a cesta ou o escorredor da panela e transferir para a travessa que irá à mesa.
Acrescente um delicioso sabor e perfume ao chá, colocando no bule uma casca seca de laranja, quando ele estiver vazio.
Para aproveitar as sobras de purê de batatas, é só fazer pequenas bolinhas , passar na farinha de trigo e fritar.
O sorvete que foi aberto e depois voltou para o congelador às vezes forma uma camada semelhante a uma nata por cima. Para evitar isso, depois de servir o sorvete, cubra com um pedaço de papel encerado e feche bem a vasilha outra vez.
Quando o ovo começar a rachar ao ser cozido, coloque imediatamente uma boa quantidade de sal sobre a rachadura. Isto não deixará a clara vazar.
Quando colocar água para ferver, ponha um palito entre a tampa e a panela. O vapor escapará e evitará que a água transborde.
A alface e o aipo ficarão de novo firmes se você colocá-los em uma vasilha com água fria, adicionando algumas fatias de batata crua.
Para que as frutas não fiquem escuras depois de cortadas, dissolva dois tabletes de vitamina C numa vasilha com água fria e coloque nesta mistura a fruta cortada.
Descascou batatas demais ? Cubra com água fria e adicione umas gotas de vinagre. Guarde e durarão de três a quatro dias.
Os dentes de alho podem ser guardados no freezer. Quando for usar, descasque e pique antes de descongelar.
Para que as batatas não desmanchem ou grudem no fundo da panela durante o cozimento, coloque um pouco de óleo na água em que serão cozidas.
As frutas secas ou uvas passas que vão em qualquer tipo de bolo, devem ser passadas antes na farinha de trigo, para que não afundem na massa quando o bolo estiver assando.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO