DICAS DIVERSAS

Desenformar gelatina
Para desenformar gelatina com facilidade, mergulhe a fôrma por um instante em água fervente. Ou, ainda, ensope uma toalha com água quente, torça e enrole em volta da fôrma por cerca de quinze minutos. Depois, desenforme dando uma rápida batida na fôrma.
O que fazer com as sobras
Os alimentos que sobram das refeições podem ser usados assim:
CARNES E AVES, assadas ou cozidas: desfie-as e use-as para ensopados. Se moídas, podem dar ótimos croquetes, pastéis, saladas ou recheio de omelete.
PEIXES: sobras de peixe ensopado servem para cuscuz. Sobras de filé de peixe frito servem para preparar maioneses.
ARROZ: bolinhos, canjas, risotos ou mexidos com ovos estrelados e sopas.
FEIJÃO: tutu, mexido, sopa de feijão, salada.
LENTILHAS: assim como grão-de-bico, se escorridas e temperadas, transformam-se em saladas.
MACARRÃO: bolinho, fritada e sopa.
VERDURAS: farofa, mexido, sopa ou bolinhos.
LEITE: talhado, pode ser aproveitado com açúcar para fazer bolo de fubá, creme de maisena, doce de leite.
MANDIOCA: frita, bolinho, rosca cozida servida com melado ou açúcar.
Evitando o desperdício
A alimentação é uma das maiores preocupações do nosso dia-a-dia. Comprar os alimentos certos e prepará-los de maneira adequada torna-se cada vez mais importante, diante das dificuldades econômicas por que passa não só nosso País, mas o mundo inteiro. A alta dos alimentos é gritante. Acredito que muitas pessoas têm aproveitado o armazenamento e economizado bastante nas compras, principalmente dos grãos. Mas isso não é tudo. Acredito que um dos hábitos que devemos incorporar ao cotidiano é evitar o desperdício. É aproveitar do alimento tudo que for possível e nunca jogar fora o que pode nos servir como fonte de nutrientes ou nos ajudar a alcançar uma alimentação equilibrada. Evitando o desperdício, os gastos com a alimentação podem ser diminuídos, e muito.
Mas o que é desperdiçar? Desperdiçar é desprezar os alimentos, tanto os que são oferecidos nos mercados a preços mais baixos – porque são de época – como os que já estão em sua casa esperando para ser preparados. Os alimento – frutas, verduras e legumes – podem ser usados na sua totalidade. Cascas, talos, folhas e até sementes, com freqüência desprezados, têm alto valor nutritivo, igual ou maior do que as partes que estamos acostumados a comer. Saber aproveitar os alimentos inteiros é passo importante para alcançar uma dieta equilibrada e para variar o cardápio. Não atire no lixo as partes dos alimentos que podem ajudar você e sua família a ter uma refeição mais completa, com tudo o que é necessário para o crescimento e a manutenção do corpo.
Com um pouco de boa vontade e imaginação, você poderá economizar muito na cozinha e transformar estas novas opções em pratos saborosos e nutritivos.
Suspiros
Para preparar suspiros ou glacê, peneire o açúcar de confeiteiro antes de usar.
Para que os suspiros fiquem bem sequinhos, deixe a porta do forno entreaberta, usando para isso uma caixinha de fósforos vazia, o cabo de uma colher de pau ou um pano.
Quando os suspiros já estiverem assados, não os tire imediatamente da assadeira. Deixe que eles esfriem um pouco. Assim, eles não se quebrarão.
Antes de cortar merengues, mergulhe a faca em água fervente.
Para cortar uma torta coberta com suspiro, use uma faca untada. Assim, o suspiro não esfarelará e as fatias ficarão com uma aparência mais bonita.
Como organizar sua cozinha
Saiba como tornar sua vida mais fácil na hora de realizar tarefas na cozinha através de dicas simples de serem seguidas, na organização dos utensílios.
Talheres
Utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto.
Louças
Não deixe a louça acumular na pia. Se der preguiça de lavar tudo em seguida, jogue todo o resto de comida fora e coloque os pratos e talheres dentro da pia. Encha-a de água e detergente. Isso evita o mau cheiro no dia seguinte.
Pano de prato
Reserve um pano só para secar a louça e outro só para enxugar as mãos.

Pia
O local da barra do sabão deve estar sempre seco. A palha de aço, depois de usada e enxaguada, deve ficar guardada ensaboada. Sabe aquele paninho da pia? Jamais o deixe todo dobrado. Ele precisa estar sempre estendido, o que evita que ele se torne local ideal para mais bactérias.
Armários
Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo. Além disso, armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana.
Potes
Potes de plástico não são os mais adequados, por concentrarem muita gordura. Prefira os potes de vidro, que desengorduram com um pouco de água quente e detergente e são mais higiênicos.
Despensa
Organize por fileiras. Faça uma carreira só com caixas de leite, outra de sabão em pó, água sanitária e assim por diante. Separe o material de limpeza dos comestíveis. Isso ajuda na hora de fazer a lista de compras e também auxilia a localizar rapidamente os produtos.
Geladeira
Deve ser limpa toda semana com pano molhado e álcool.
Para evitar um cheiro desagradável na sua geladeira, coloque um pedaço de carvão dentro dela.
Antes de irem para a geladeira, as compras precisam de um bom banho de água e sabão.
As verduras são as únicas que escapam. Devem ser guardadas do jeito que chegam do mercado.
Quebrar nozes facilmente
Para quebrar as nozes e tirá-las inteiras das cascas colocá-las dentro de um saco plástico e deixar pelo menos 12 horas no congelador ou freezer, antes de usar.
Biscoitos soltinhos
Se os biscoitos grudarem na assadeira, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. Eles soltarão facilmente.
Papel alumínio do lado certo
No forno ou sobre a grelha, o papel alumínio deve ser usado sempre com o lado fosco para fora e o brilhante em contato com o alimento. A face brilhante evita que o calor absorvido pelo "embrulho" se dissipe: ela reflete o calor e faz com que ele volte para o alimento.
Remover odor de microondas
Levar um refratário com água (mais ou menos meio litro) e meio limão, ligar o forno na potência máxima por três minutos e deixar o vasilhame arrefecer lá dentro, com a porta fechada.
Para manter seu microondas sempre inodoro e limpinho, não deixe de limpar qualquer respingo na hora, com um pano úmido.
Jamais use abrasivos, esponja de aço ou quaisquer outros subterfúgios agressivos.
Expressões do cardápio
À la
Expressão que significa a maneira de...
À la carte
A escolher entre os cardápios programados.
À baiana
Significa que o prato tem como condimento característico o óleo de dendê e a pimenta.
À bolonhesa
Significa um prato, geralmente massa, servido com molho de tomate feito com carne moída.
À caçadora
Significa um prato que leva carne acompanhado de legumes.
À caçarola
É um prato cozido no forno que reúne vários tipos de alimentos.
À califórnia
Significa um prato que combina carnes, aves ou presunto com frutas frescas ou em calda.
À cavalo
Significa um prato, geralmente bife, servido com um ou mais ovos fritos por cima.
À dorée
Significa que o alimento foi revestido com uma mistura de ovo e farinha de trigo e depois frito.
À jardineira
Significa um prato que vem acompanhado por legumes e vegetais cozidos cortados em pedaços uniformes.
À romana
Significa que o alimento foi revestido com uma mistura de ovo e farinha de trigo e depois frito.
À milanesa
Significa que o alimento foi revestido com uma mistura de ovo e farinha de rosca e depois frito.
À parmegiana
É um prato à milanesa, servido com molho de tomate e bastante queijo parmesão.
À parisiense
Significa que o prato é um assado acompanhado de uma guarnição de legumes.
Sobra de fritura
Quando sobra muita gordura de uma fritura, ninguém quer jogar fora. O negócio é economizar, guardá-la para aproveitar outra vez. Só que já ficou com um cheiro desagradável, um gosto amargo e dificilmente poderá ser usada para qualquer coisa. Para evitar isso, assim que terminar a fritura, deite sobre a gordura ainda quente algumas rodelas de batata crua. Espere um pouquinho, retire as rodelas e pode guardar sua gordura sossegada, pois a batata absorveu todo o gosto deixado pelo que você fritou.
O que é flambar?
É uma técnica que consiste em colocar uma bebida alcoólica tipo conhaque, whisky, rum, em uma concha de metal de cabo largo, aquecê-la diretamente no fogo e despejá-la em chamas sobre os ingredientes do prato ou preparação culinária.
O que é banho-maria?
Esse método de cozimento serve para evitar o aquecimento excessivo do alimento através do contato direto com o fogo. Para isso, o recipiente no qual o alimento será preparado é colocado sobre uma panela com água fervente – antigamente usava-se colocar uma panela sobre a outra sendo uma frigideira para a água e uma panela comum para os ingredientes. Porém, o contato direto com a água também pode ser perigoso: além de esquentar muito, o vazamento de vapor pode manchar os alimentos, como é o caso do chocolate. Bom, a solução é utilizar um recipiente (pode ser uma tigela de vidro ou inox) que encaixe perfeitamente na panela com água; outra dica é colocar apenas dois dedos de água para evitar o contato da água fervente com a tigela.
O que é gratinar?
É tostar a superfície de um prato levando-o ao forno, depois de coberto com molho branco e polvilhado com queijo ralado.
O que é besuntar?
Besuntar consiste em pincelar com algum tipo de gordura um alimento que está sendo grelhado ou assado, para que não fique ressecado.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO