CUIDADOS COM O CORPO


01 - CONTROLE AGULA
Evitar os excessos de frituras, gorduras e doces é fundamental para manter a linha. Que tal substituí-los por alimentos ricos em proteínas, como frango grelahado, peixe, além dps legumes e vegetais ?
02- DISCIPLINA É PRECISO!
Ela é muito importante para alcançar seu objetivo. Fazer uma atividade física três vezes por semana, com uma hora de duração(no mínimo).
03- VÁ COM CALMA
è errado pensar que quantomais sedentário, mais pesados devem ser os exercícios. Ao contrário. O ideal é começar com treinamento apropriado para sua necessidade e sempre com o acompanhamento de um educador físico bem qualificado. Se esses cuidados não são tomados, fica fácil conquistar lesões musculares, nas artiiculações e na coluna.
04- FREQUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO
Invista na alimentação correta. Deve-se fazer no mínimo três refeições diárias e nos intervalos comer uma fruta, uma barra de cereal, um lancha natural ou tomar uma vitamina. Mas lembre-se: a alimentação deve ser compatível com o gasto calórico do dia. Na dúvida, consultar um nutricionista pode ser uma boa opção.
05- ESQUEÇA O JEJUM
É um mito aquela história de que em jejum se queima mais calorias. Para se exercitar, o corpo precisa de combustível, que vem da alimentação. SE voçê come mal, se exercita mal e pode comprometer sua saúde.
06- DESCANSAR É PRECISO
É durante o descanso que a musculatura se fortalece. Não respeitar essa recomendação pode causar uma pane no organismo.
07- NÃO AO OVERTRAINING
Excesso de exercício físico pode levar á falta de rendimento. Por isso, obedecer as recomendações de um profissional é fundamental para não entrar nessa furada.
08- DIVERSIFIQUE OS EXERCÍCIOS
Ao realizar sempre a mesma sequência de exercícios seu corpo não se sente mais desafiado. Resultado: seu nível de condicionamento continua fixo. Por isso, varie seus treinos. Voçê pode aptar por correr na segunda, pedalar na terça e assim por diante.
09- Limpeza da pele. O banho ajuda a retirar as inpurezas e a eliminar as células mortas do corpo. Evite a água quente, que provoca ressecamento e utilize sabonetes neutros com ingredientes hidratantes.
10- Para firmar os tecidos corpo, utilize ducah fria.
11- Para ativar a circulação do corpo, dê um choque térmico: alterne entre água fria e água quente.
12- Antes de entrar no chuveiro, passe uma boa camada de creme nutritivo no rosto e no pescoço. O vapor facilita a penetraçaõa do creme napele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.
13- Uma vez por semana,utilize um esfoliante corporal para fazer uma limpeza profunda.
14- Após estar com a pele limpa, use e abuse dos hidratantes corporais. A hidratação ajudaa devolver á pele seus protetores naturais e a protegê-la contra fatores externos.
15- A pele do corpo, bem tratada, fica menos suscetível a ressecamento, alergias, coceiras, feridas e outras irritações.
PROTEÇÃO CONTRA RAIOS SOLARES
01- Diariamente, utilize produtos com fator de proteção solar 20. Quando for se expor ao sol, o protetor solar deve ter FPS 20 a 30.
02- Cuidar com ohorário de exposição ao sol; evitá-lo das 10h ás 15 h.
03- Para evitar que a pele descasque, proteja-a previamente com filtro e muito hidratante.
04- Para manter o bronzeamento pormais tempo, utilize fórmulas com substâncias que aumentama velocidade da formação do pigmento melanina.
05- Uma dica é o uso de autobronzeadores. Estes promovem uma pigmentação artificial sobre a pele, sem causar os danos do sol. O segredo é espalhar muito bem, utilizando um hidratante antes da aplicação.
06- Alimentos ricos em caroteno-como cenoura,abóbora e mamão-ajudam a manter um tom dourado á pele, graças ao pigmento caroteno, que se deposita na pele e age como filtro-bronzeador,refletindo os raios.
CUIDADOS COM O CORPO NO VERÃO
No verão, todo mundo só pensa em se divertir e se esquece de tomar alguns cuidados fundamentais para a saude. Nessa época, é preciso ter atenção dobrada, pois o calor pode trazer algumas consequencias para o nosso corpo.
Por isso que o principal é, não deixar de utilizar o
protetor solar. Ele, pode evitar inúmeros problemas, como as queimaduras, que sempre trazem um enorme desconforto. Além disso, beber água é importantíssimo para manter o nosso corpo bem hidratado. O recomendado é que se consuma no mínimo 2 litros por dia.
No verão, a alimentação também deve ser observada e determinados alimentos como carne vermelha, massas, dentre outros, devem ser evitados, dando prioridade aos legumes, verduras, frutas, dentre outros.

A IMPORTANCIA DO BANHO

O ato de “tomar banho” representa na vida das pessoas como um ato higiênico, em que nem todas as pessoas participam. O ato de tomar banho muitas vezes pode trazer prejuízo às pessoas, ou seja, os produtos que muitas pessoas usam e que a maioria são produtos químicos podem causar irritabilidade na pele e rachaduras.
A pele do corpo possui a oleosidade natural em que se concentra a
vitamina D. O que é recomendado para que haja um bom banho, é o uso do chuveiro em um a temperatura adequada, de não ser muito quente, e também não se deve expor ao vento depois de “tomar banho”, pois o vento gelado em contato com a pele quente pode causar gripes, resfriados e maiores problemas de saúde. É recomendado o banho com água fria/ morna, para que haja melhor circulação, fazendo com que o corpo fique limpo por dentro por causa da circulação.
A IMPORTANCIA DO SONO

Atualmente considera-se uma noite bem dormida não aquela em que se passou 6h ou 7h dormindo, mas aquela em que foi aproveitado o sono, ou seja, a qualidade do sono. Durante o sono o organismo produz uma substância, que produz o crescimento e o rejuvenescimento e faz com que os músculos do corpo sejam renovados, são elaboradas novas célula, que poderão se agregar ao fígado, ao pâncreas, cérebro e coração, fazendo com que eles fossem renovados.
Quando a pessoa dorme mal ela acaba envelhecendo mais rapidamente pelo fato de as células não terem sido renovadas, seu
metabolismo fica desregulado, dependendo do organismo, ou a pessoa engorda demais ou emagrece. Quem dorme pouco e mal, pode ser afetado por conseqüências, como o mau humor, o estresse, pouca concentração em que faz e irritação. Agora, para uma boa noite de sono é necessário dormir mais cedo, não acordar com o despertador, não comer nada pesado antes de dormir. Para as pessoas que têm muita dificuldade em dormir, devem procurar um médico para que ele veja o que está ocorrendo, ou então tente dormir mais cedo em um lugar bem mais calmo que o de costume.
DIETAS

Dieta é o nome que é dado a um programa de redução de peso em que as pessoas reduzem a quantidade de alimentos e até mesmo alguns alimentos que seriam ingeridos, mas que se alimentam durante todo o dia. Atualmente existem vários tipos de dieta em que as pessoas mesmas impõem para si ou até mesmo ouvem de alguém sobre aquilo e acabam fazendo, mas para um adieta saudável se faz necessário que um médico nutricionista acompanhe a dieta e que ele avalie o tipo de dieta correta e a maneira de o organismo da pessoa funcionar.
O ideal para quem está começando uma dieta (com orientação médica) faça uma tabela, ou melhor, acompanhe a Pirâmide Alimentar e também verificar a composição nutricional dos alimentos, para verificar se algum deles encaixa na necessidade dos nutrientes. Para que uma dieta seja adequada ela deve incluir: Vitaminas,
sais minerais e proteínas. Quem não tem uma avaliação com um especialista no assunto e começa uma dieta sem a tal orientação, pode levar sérios danos para sua saúde, como por exemplo: excesso de peso, obesidade, deficiências nutricionais, como a perda de vitaminas, como a B12, o zinco, o ferro, vitamina C. Não basta somente fazer dietas e ter uma vida sedentária, o essencial é que a pessoa (orientada por um médico) realize exercícios físicos regularmente. Os tipos de dietas mais conhecidos são: 1. Dieta da Lua: Consumo somente de líquidos, e conforma as fases da lua, os tipos de liquido mudam. 2. Dieta das frutas: Ingerir somente alimentos (frutas) tropicais. 3. Dieta do Biótipo: cada pessoa possui um órgão vital pelo qual a rege para isso se faz necessário que um teste seja feito para descobrir qual o biótipo da pessoa, e é oferecido (por um médico) um cardápio específico. 4. Dieta dos pontos: as calorias dos alimentos são convertidas em pontos, em que as refeições devem incluir carboidratos, gorduras e proteínas.
EXERCÍCIO DURANTE A GRAVIDEZ

Quando a mulher está grávida o cuidado com seu corpo deve ser redobrado, ou seja, ela deverá cuidar de sua saúde, alimentação e até mesmo praticar exercícios físicos, claramente que auxiliada por um médico especialista, a prática de exercícios físicos durante a gravidez, traz tanto para a mãe quanto para a criança, benefícios inúmeros, como por exemplo: diminuição do estresse, melhoria na hora de realização do parto, atuação no psicológico da mãe, controle de peso da mãe e inúmeros outros benefícios.
Mas quando a gestante for realizar atividades físicas se faz necessário que ela primeiramente fale com seu médico e use roupas leves, que não sejam totalmente justas, e sempre ingerir bastante liquido. Além dos exercícios físicos que a gestante pratica durante sua gravidez, é necessário que ela cuide também de sua alimentação, para que seu peso e da criança estejam de acordo com o padrão e que a mãe passe a gestação com saúde.
Algumas atividades físicas são recomendadas durante a gestação, como: Hidroginástica, Alongamento, Natação, e Caminhada que faz com que a criança “encaixe” na bacia da mãe, para melhor ser o parto.
FASES DO SONO
O sono tem quatro fases, ou categorias chamadas de REM.
Estágio 0 (zero) Significa que quando a pessoa vai dormir, ela ainda está, ou melhor,seu neurônios ainda estão em constante movimento e rapidamente, depois de 5 ou 15 minutos deitada, a pessoa começa a atingir a primeira fase ou estágio do sono. Estágio 1 (um) Nesse estágio a pessoa está dormindo, e a melatonina é liberada, fazendo com que haja o relaxamento dos músculos, ou seja, a pessoa está “dormindo” somente em 2-5%. Estágio 2 (dois) Nesse estágio a pessoa já dormiu de 45 a 55%, ou seja, ela reduz a atividade dos neurônios e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai. Estágio 3 (três) Nesse estágio, o tônus muscular (quando o músculo que está em repouso, relaxado; imediatamente se contrai) diminui. Isso corresponde a 3-8% da totalidade do sono. Estágio 4 (quatro) Esse estágio é quando o sono atingiu totalmente a pessoa fazendo com que o organismo libere o Hormônio do crescimento, a leptina (responsável por fazer com que a pessoa ganhe massa durante o sono), e o cortisol (hormônio responsável pelo aumento da pressão arterial e do açúcar no sangue), corresponde a 10-15% do total do sono. Depois de todo esse processo a pessoa somente desperta pela manhã. Sono REM A pessoa apresenta baixa tensão nos músculos, exceto na boca, na língua e na cabeça. A partir daí a pessoa atinge 20-25% total do sono fazendo até com que ela sonhe.
OLHEIRAS
As olheiras são causadas muitas vezes pela falta de sono, cansaço, estresse e também como sintoma de TPM ou até mesmo que é mais comum é a da hereditariedade, pode ser chamada também de lago venoso, ou seja, há o acúmulo de melanina na pele e também da junção de vários vasos sanguíneos na pele perto das pálpebras, sendo assim mais afetadas as mulheres morenas, pois sua pele possui mais pigmentação. Existem variados fatores que causam as olheras.
• Hereditariedade: muitas vezes quando as pessoas que têm olheiras podem ter “herdadas” de sua família, afinal, também passam de pai pra filho. • Alergias: alergias a alimento coceira na região dos olhos podem causar olheiras. • Exposição ao sol: ficar muito tempo “embaixo” do sol, faz com que a pele produza melanina, e que abaixo dos olhos fica bronzeado, fazendo com que a pele produza a olheira. • Remédios: qualquer remédio que cause dilatação na pele, pode causar olheira. • Falta de nutrientes: quem não como alimentos saudáveis têm grande proporção para que a pigmentação da pele fique fraca e cause olheira. • Gravidez e menstruação: quando a pessoa está grávida ou no período menstrual, a pele do rosto fica mais clara, fazendo com o que as veias que estão no rosto fiquem em evidência. • Fadiga: quem não descansa e não dorme, sua pele fica pálida e o sangue fique mais visível causando assim na região dos olhos a visibilidade do sangue e fique escura. O que é recomendado para quem tem olheira é o tratamento a base de medicamentos, como antiinflamatórios, mais recomendados, os naturais; cremes hidratantes à base de arnica; castanha-da-índia, e diminuição de gorduras. Existe também o tratamento à laser ou cirurgia, ou seja, há a remoção dos vasos cutâneos ou a oclusão de luz de vários “vasinhos”. Já no tratamento à laser, existem variadas seções que vão de 15 a 30 dias.
Probióticos
Probióticos são organismos vivos que quando são ingeridos pelo ser - humano para o intestino, causam um ótimo efeito para a nossa vida diariamente. Geralmente são encontrados em produtos e alimentos industrializados, como por exemplo: O yogurt que é rico em acidez que faz com que haja corretamente a manutenção do sistema ecológico intestinal; e o leite fermentado, que melhora a digestão.
Muitas vezes quando não se é cuidada a alimentação, e a pessoa exagera em certos alimentos ou remédios como: antibióticos, antiinflamatórios, laxantes, refrigerantes, cervejas, que acabam fazendo com que as célula. do intestino envelheçam, causando desequilíbrio no intestino, chamado de disbiose.
REMÉDIOS PARA EMAGRECER
Atualmente muitas pessoas buscam corpo perfeito com a influência da Mídia e dos meios de comunicação que mostram/ exibem propagandas de lindas e “perfeitas” mulheres com corpos estruturais e para que possam se sentir lindas e “na moda”, muitas mulheres gastam fortunas com cirurgias plásticas, redução de estômago, silicone, dietas que prometem “maravilhas” e até mesmo remédios para emagrecer. A partir daí a pessoa começa a buscar por conta própria o remédio para si, sem nenhuma prescrição médica.
Os principais remédios buscados para emagrecer, são divididos em grupos de atuação, ou seja, cada um deles tem uma finalidade, os bloqueadores de gordura e os inibidores de apetite. Existe um hormônio chamado de Noradrenalina que atua no controle da fome; e existem remédios que fazem com que haja o aumento desse hormônio no corpo esses remédios são: As Anfepramonas, Fenproporex e manzidol, e seus efeitos colaterais são: falta de ar, boca seca, hipertensão, dependência do remédio, insônia, euforia, ansiedade e pânico.
FONTE:
http://www.colegioweb.com.br/
jailzaalcantara@hotmail.com
jailzaalcantara@ig.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO