CUIDADOS COM A BOCA






ESCOLHA DA ESCOVA DE DENTES:
Deverá ser sempre macia, quer seja para uso de crianças ou adultos; escova de cerda média ou dura provoca agressão na gengiva, originando com que esta se vá retraindo e expor consequentemente a raiz do dente, o que irá causar dor. O adulto pode também usar uma escova infantil; a cabeça pequena desta escova facilita a escovação principalmente dos dentes posteriores; uma escova dentária não é para toda a vida: deverá ser trocada em média a cada 2 meses ou, mal esta se deforme.
CREME DENTÁRIO
Existem hoje no mercado os mais diversos tipos de combinações; recomenda-se muito cuidado com aqueles que possuem materiais abrasivos (apelidados para o clareamento dos dentes): podem causar verdadeiros desgastes prejudiciais; pastas de dentes com sabores podem ser usadas para incentivar a criança a escovar os seus dentinhos.Como os cremes dentários costumam causar ardência na boca, a pessoa não se vai escovar a direito, pois quer-se ver livre depressa daquele ardor; para evitar tal, basta que coloque na escova, só um pouco de pasta porque o mais importante é o trabalho da escova e não a pasta.
FIO DENTAL
É de grande utilidade na limpeza dos espaços entre os dentes onde a escova não consegue alcançar; deve ser usado após cada escovagem; ele e a escova são imprescindíveis para que não se instale o tártaro; existe o fio e a fita dental, mas a diferença está apenas na largura.
LÍNGUA
Por incrível que possa parecer, poucas pessoas sabem que a lingua necessita também de ser escovada; o mau hálito vem também dos depósitos de alimentos na lingua; há que verificar sempre a lingua ao espelho: se estiver branca, não está limpa; a lingua sã é de coloração avermelhada.
DOCES
Deve ou não comer-se doces? O açúcar é necessário para o organismo, motivo pelo qual os doces, podem ser ingeridos; Apenas é necessário observar que, não é tão importante a quantidade de doces mas o tempo que eles permanecem na boca.Tal significa que os doces devem servir apenas como uma sobremesa, ou seja, somente depois das as refeições pois os dentes serão escovados seguidamente; duas tabletes de chocolate, por exemplo, se ingeridos no almoço ou jantar, não acarretam o mesmo malefício que um chiklete mastigado durante o dia; neste último caso o açúcar permanece muito tempo na cavidade oral e, sem dúvida, os dentes serão afectados; a mama ou a chupeta, por exemplo, quando administrada ou colocada na criança à hora de dormir (agravando ainda mais se estiver impregnada com açúcar), é um verdadeiro desastre para os dentes já que o açúcar vai actuar por 6 a 8 horas, provocando o que é conhecido como "cárie de mamadeira".
CUIDADOS COM A BOCA DO BEBÊ
A boca do bebê não precisa ser limpa, mas deve-se observar a possível existência de “sapinhos” que são fungos que cobrem a lingua e a mucosa da boca com uma película branca.
Para prevenir esta infecção é importante limpar o peito após cada mamada e secá-lo. O mamilos podem ser limpos usando um algodão embebido em água com bicabornato de sódio, ou toalhitas próprias para limpar os mamilos.
Para preparar a solução caseira, coloque em um copo de água de 200ml duas colheres de café de bicabornato de sódio.
É importante detectar a presença dos fungos porque se não tratados atempadamente eles passam para o intestino provocando entre outra coisas, diarréias.


Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO