CUIDADOS COM O VENTILADOR





OS VENTILADORES
Existem vários tipos de ventiladores e exaustores. Do menor e mais portátil ao exaustor da casa inteira.O modelo e o tamanho corretos devem ser selecionados para que atendam às necessidades e mantenham baixos os custos.Observe também nossas dicas sobre instalação, operação e manutenção.
Na maioria das vezes o que se procura é um ventilador. Contudo em ambientes onde existe alguma fonte importante de vapor de água, fuligem ou gordura, é conveniente instalar um exaustor, para que a ventilação tome o caminho bem definido e garanta a boa qualidade do ar. Um tipo comum de exaustor é o de coifa de fogão, que pode ser considerada um eletrodoméstico.
Os ventiladores de teto permitem inversão de rotação. Isto significa que nos dias quentes ele resfria (soprando) o ambiente e nos dias frios suga o vento frio para cima misturando com o ar quente.
Recentemente foi introduzido no comércio o exaustor da casa toda. É um grande exaustor que se instala na parte mais alta das casas. Ele gera uma circulação de ar vertical na casa inteira: o ar quente que sobe é expelido, enquanto o ar fresco se infiltra pelas aberturas espalhadas por todo o ambiente. O porte destes aparelhos está diretamente associado à vazão de ar produzida. Prefira aparelhos silenciosos se for usá-los para dormir.
No caso dos ventiladores de teto, deve-se assegurar que o ventilador esteja corretamente fixado. Observe a tendência natural de ventilação de sua residência e instale os ventiladores de parede para complementá-la ou acentuá-la. Para posicionar o exaustor, lembre-se que o ar quente, mesmo contendo mais vapor, sobe. O mais importante é que a boca do exaustor seja colocada próximo à fonte de poluição.
Os cuidados para se obter maior eficiência são a limpeza periódica das grades e a substituição das malhas de filtragem, que podem estar saturadas de gordura.
Por segurança, ventiladores devem estar sempre longe do alcance de crianças. Assim, os ventiladores de teto são mais seguros. Instale a chave de liga-desliga junto ao interruptor de luz do ambiente, de modo que se lembre facilmente de ligá-lo ao entrar e desligá-lo ao sair.

Fonte:Copel
COMERCIAL

São mais resistentes que os residenciais, devido a sua utilização ser mais constante e com uma vazão média entre 100 à 300 m³/minuto. Normalmente são fabricados em plástico.
FIXO

São mais indicados para ambientes médios e grandes que necessita de uma ventilação mais profunda, uniforme e localizada, com um ótimo alcance linear.Por não possuir peças móveis como no modelo oscilante, tem um baixo custo de manutenção e uma durabilidade bem maior.Banda de Ventilação: Estreita com um alcance longo.
OSCILANTE
São indicados para ambientes médios e pequenos, onde a ventilação é mais necessária nas imediações do ventilador com uma ótima ventilação lateral em detrimento ao seu alcance.Banda de ventilação: Larga com alcance médio à pequeno.
FUNCIONAMENTO
Basicamente é o de movimentar o ar num ambiente através da hélice, que ao girar desloca uma quantidade de ar à um volume específico, expresso em m³/minuto.
O volume de deslocamento da hélice e calculado tomando por base de cálculo o número de pás de hélice, a rotação do motor e o deslocamento (vazão) especificar do ventilador. A medição do deslocamento (vazão) de ar do ventilador e medido a 1(um) metro à frente do ventilador com um anemômetro onde temos a medida do deslocamento livremente em m³/min.
FATORES RELEVANTES

A escolha de um ventilador tem muito à ver com o seu volume de deslocamento de Ar, porque quanto maior for a sua capacidade, maior a sua área de ventilação.Portanto a escolha de um ventilador não deve se restringir ao diâmetro da hélice e sim, também ao seu volume de deslocamento de Ar em m³/min.
fonte:.Vesper
CIRCULADOR DE AR

Qual a diferença entre um circulador e um ventilador?
Na hora de comprar um ventilador ou circulador de ar, sempre surge a dúvida da verdadeira utilidade de cada um.
O ventilador concentra o vento numa única direção, enquanto que o circulador distribui o vento no ambiente. Nos ventiladores o vento é mais concentrado e direcionado. Já nos circuladores, o vento é espraiado, visando, como o próprio nome diz, circular o ar.
PERIGO
É recomendado que os ventiladores fiquem longe do alcance de crianças, pois ao ver a hélice girar, a curiosidade faz com que elas coloquem seus pequenos dedos entre as grades, podendo se ferir seriamente.
ESPAÇO
Se o seu espaço é restrito, você pode pendurar o ventilador na parede, sem ocupar espaço em cima dos móveis da sua casa.
Como devo fazer para limpar meu ventilador?
Mantenha seu aparelho desligado e retire o plugue da tomada.
Utilize apenas um pano úmido com água ou sabão neutro.
Ventilador de Pé Britania
Ventilador de Pé
- Semestralmente, coloque uma soma de óleo na parte móvel do sistema giratório do ventilador.
-
Em lugares sucetíveis a poeira ou maresia trimestralmente limpe e coloque um antiferrugem na parte metálica.
- Substitua a graxa na caixa do giratório a cada ano. Não coloque graxa em excesso.
- Limpe as partes do ventilador e em seguida passe um polidor automotivo nas peças metálicas e pintadas.
- Verifique sempre o suporte e os parafusos que sustentam o aparelho.
- Verifique a folga nas partes que se movimentam ex.: eixo do motor, pino do suporte da cabeça do ventilador, braço do oscilante, ante-braço, etc.
- Verifique se alguma parte do sistema giratório está prendendo o movimento.
- Verifique se o eixo do motor está rodando livremente.

CUIDADOS
Desligar a chave geral do aparelho durante a instalação ou a manutenção no ventilador de teto, incluindo a substituição de lâmpadas queimadas.
Nunca inverter o sentido de rotação (ventilação/exaustão) sem que o ventilador esteja totalmente parado.
Nunca instalar o ventilador de teto ao ar livre, em locais úmidos ou sob a chuva.
Não utilizar caixa de passagem plástica para a fixação do ventilador.
Não tocar nas pás do ventilador quando o aparelho estiver em funcionamento.
O usuário deverá ter cuidado com as pás em movimento quando estiver limpando, pintando ou trabalhando próximo ao ventilador.
Observar se o curso de abertura e fechamento de portas, janelas e portas de armários não irão coincidir com o raio de atuação das pás.Os ventiladores devem ter uma manutenção preventiva semestral.
Caso o ventilador de teto pare de funcionar por qualquer motivo, ele deverá ser desligado pelo interruptor.
O uso de acessórios que não sejam originais do aparelho pode prejudicar o funcionamento e causar danos ao usuário e ao produto, além de levar à perda da garantia.
ATENÇÃO

Antes de qualquer operação de manutenção, desligue o ventilador da corrente elétrica.
Os ventiladores de teto permitem inversão de rotação. Isto significa que nos dias quentes ele resfria (soprando) o ambiente enos dias frios suga o vento frio para cima misturando com o ar quente.
CUIDADOS NA INSTALAÇÃO

Para realizar a instalação, procure um profissional especializado para a tarefa, de preferência, indicado pela loja onde o produto foi comprado;
Antes de iniciar a instalação, desligue a chave geral, verifique a tensão da rede e identifique os fios elétricos : terra, neutro e fase;
Durante a instalação, não segurar o aparelho apenas pelos fios.
Nunca misture pás de modelos ou de fabricantes diferentes. Se tiverem pesos diferentes, o ventilador pode desbalancear e alguma peça se soltar.
Verifique se as pás estão bem fixadas à carcaça.
Atenção na instalação: o local de fixação do ventilador de teto deve suportar uma carga mínima de 25 kg.
As pás do ventilador de teto deverão estar em uma altura igual ou superior a 2,3 m acima do piso e a uma distância mínima de 0,5 m das paredes lustres e móveis altos .
Observar se o curso de abertura e fechamento de portas, janelas e portas de armários não irão coincidir com o raio de atuação das pás.
Caso o ventilador de teto pare de funcionar por qualquer motivo, deverá ser desligado pelo interruptor e consultada a assistência técnica.
O desligamento do ventilador deve ser incorporado à fiação fixa se não houver outro meio de desligamento (em caso de ligação bifásica, instalar disjuntor bipolar ou outro dispositivo que possibilite o desligamento completo do aparelho).

AS PEÇAS
Aqui nos apresentamos o passo a passo da instalação de um ventilador de teto da marca Arge.Em principio tanto as peças como a propria instalação eletrica de ventiladores de teto de outras marcas são quase iguais, mas preste atenção quando achar alguma diferença !
Se tiver o manual de instruções do fabricante de seu ventilador, siga exatamente como ele sugere.

FONTE: http://www.fazfacil.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO