CUIDADOS COM OS SAPATOS




Sapatos podem ser reciclados. Com capricho e uma boa tinta de calçados é possível ganhar sapatos novos com pouco investimento.
01 -Limpe o calçado com uma esponja seca grossa para retirar sujeiras, pó, resquícios de gordura e forçando uma porosidade na tinta antiga para a fixação da nova.
02 -Passe a tinta com cuidado, tentando cobrir o couro com uma fina camada sem escorrer. Deixe secar e retoque onde for preciso. Evite acumular tinta. Deixam o couro grosso e podem quebrar com facilidade.
03 -Passe graxa na cor nova e lustre bem.
04 -Para conseguir extra brilho nos calçados e bolsas, depois de engraxá-los e escová-los, aplique uma nova camada de graxa com um pano ligeiramente úmido, esfregando com movimentos rotativos. Após, dê brilho com uma meia de nylon ou pano de seda. O sapato fica novo para mais uma estação.
05 -Para eliminar o mau cheiro dos calçados, use regularmente desodorante para calçados ou pó anti-séptico nos pés.
06 -Para tirar qualquer tipo de manchas em calçados ou bolsas de camurça, esfregue o local da mancha com miolo de pão.
07 -Para tirar manchas de gordura: passe uma solução de quatro colheres de álcool retificado e uma colher de sal de cozinha. O que sobrar guarde em vidro bem tampado para usar quando necessário.
08 -Com o serviço de bons sapateiros, um calçado antigo pode receber, além de novas cores, plataformas atuais ou saltos mais modernos.
COSERVE SEUS SAPATOS COM DICAS CASEIRAS
01 -Sempre novos: engraxe-os regularmente. Guarde-os bem secos e entre tiras de mata-borrão, para evitar o mofo.
02 -Solado: aplique óleo de linhaça antes de usar seus sapatos pela primeira vez. O solado fica mais resistente.
03 -Botas: guarde-as com o cano cheio de jornal amassado.
04 -Chuva: aplique camadas de impermeabilizante sobre o couro para que a água não penetre.
05 -Saches: os de cânfora ajudam a conservar as cores de seus sapatos e bolsas.
06 -Couro duro: faça uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio, 100 gramas de água e uma colher de sal de cozinha. Aplique no avesso para amaciar o couro.
07 -Cobra: a estampa de cobra ou crocodilo fica nova ao passar uma mistura em partes iguais de glicerina e óleo de rícino.
08 -Lustra móvel: uma fina camada do produto deixa seus sapatos de pelica sempre novos.
09-Vaselina: remove mancha de mofo do couro. Aplique e deixe de um dia para o outro.
10 -Gordura: ponha talco no local. No dia seguinte, escove com uma escova bem firme.
11 -Solado de cordas: limpe-o com terebintina.
Casca de laranja: limpa o couro, recuperando o brilho.
12 -Couro colorido: limpe-o com clara de ovo batida em neve.
13 -Brilho: uma camada de benzina entre as engraxadas dá mais brilho no lustro.
14 -Sapatos e bolsas claras: passe casca de batata ou leite para retirar as manchas.
15 -Sapatos de tecidos: limpe-os com álcool, benzina ou querosene.
CALÇADOS MOLHADOS
Se a chuva encharcou o seu sapato de surpresa, alguns cuidados devem ser tomados para que o investimento não vá água abaixo.
Não tente secar no fogo, sol ou calor. Pode deformar o calçado para sempre. Encha de jornais amassados para absorver o excesso de umidade e impedir que se deformem, secando na sombra.
Se o sapato ficou rígido e áspero, esfregue um pano umedecido em óleo de parafina. Se o couro ficou duro, passe uma fina camada de vaselina.
Se ficarem manchados pela água, espere que seque e esfregue vigorosamente um pano de lã. Depois aplicar graxa incolor e lustrar.
Camurças não devem ser esfregadas enquanto molhadas. Deixe secar e só então escove ou esfregue lixa fininha.
FONTE: moda.terra.com.br
COURO
Para evitar que o material resseque e apareçam rachaduras, aplique graxa ou pomada na cor da peça. "Produtos impermeabilizantes não deixam que gotas de água e bebida sejam absorvidas e manchem a peça. Antes da aplicação, limpe o sapato com uma flanela", ensina Márcia Bernardino, consultora da Sapataria do Futuro.
CAMURÇA
Antes do uso, aplique um impermeabilizante para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se molhar, coloque papel amassado por dentro. Isso absorve a umidade e evita a deformação do modelo. Deixe secar na sombra e escove a peça somente quando estiver bem seca.
CROCO E COBRA
Passe uma flanela seca para retirar o pó que se acumula na textura. Para evitar o ressecamento, aplique graxas e loções que hidratam esse tipo de couro.
PLÁSTICO
Como esse material não deixa o pé respirar, é necessário lavar os calçados com freqüência. Use sabão de coco e água morna ou gelada.
VERNIZ
Nunca use escovas para retirar manchas e sujeiras, porque podem riscar o material. O ideal é utilizar panos úmidos. Para dar brilho e disfarçar riscos e arranhões, passe uma pomada e retire o excesso com um pano seco.
COMO LIMPAR
Nunca guarde um sapato sujo, pois isso pode ocasionar odores. Mesmo em modelos sem uso ou com recortes, como sandálias e peep toes, a limpeza deve ser feita no mínimo a cada três meses.
COMO SECAR
Se a chuva encharcou seus sapatos, não tente secar no fogo, sob o sol ou calor. O indicado é preenchê-los com papéis amassados para que absorvam a umidade e mantenham a estrutura. Seque à sombra.
COMO GUARDAR
Armazenar os sapatos em caixas de papel e saquinhos de tecido ou TNT evita que risquem e acumulem poeira. O ideal é que eles tenham furos para ventilação e um visor transparente para facilitar a identificação dos calçados. "A sandália gladiador merece atenção. Para manter a estrutura da peça, coloque uma garrafa pet de 500 ml dentro de cada sandália".
FONTE: manequim.abril.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO