CURIOSIDADES COM C

Cúrcuma - Cúrcuma é uma planta também conhecida como açafrão-da-índia. Produz bulbos amarelo-alaranjados ou vermelho-alaranjados que contêm substâncias aromáticas. Os bulbos da cúrcuma, secos e moídos em forma de pó são utilizados na culinária como condimento e corante. É vendido nos supermercados como açafrão.

Cabidela - Ensopado de ave preparado com vinagre e o próprio sangue da ave. Também chamado de galinha ao molho pardo.

Caçarola - Panela de metal com tampa, bordas altas de cabo. O mesmo que panela refratária. É um tipo de panela que pode ser levada ao fogo direto e também ao forno sem prejuízo para o cabo. Existem caçarolas, ou panelas refratárias, de ágata, cerâmica vitrificada, vidro refratário, aço inoxidável, ferro, ferro porcelanizado, cobre e outros.

Cafta - Prato da cozinha árabe composto de carne moída, cebola moída com salsa, alho socado com sal, canela em pó, suco de limão, sal. A cafta pode ser preparada em assadeira ou no espeto. Quando é assada em assadeira leva tomate e cebola em rodelas finas.

Caldeirada - Prato onde são aproveitados pequenos peixes e frutos do mar de pequeno valor comercial. É um prato muito popular na orla marítima portuguesa e é preparado com a disposição de diferentes camadas de peixes, cebola, tomate, cheiros verdes e ervas aromáticas.

Canapé - Fatia pequena de pão cortada em diversos tamanhos e formatos e coberta com variados tipos de pasta ou alimentos que são servidos como acompanhamento de festas, coquetéis, chás ou aperitivos.

Canelone - Também é uma massa enrolada com recheio, mas é diferente do rondelli porque é menor e não é fatiado.

Canja - Sopa de origem portuguesa preprada com galinha, arroz, batata, tomate, cebolinha, ervas, claras de ovos batidas ligeiramente.

Canjica - No sul do Brasil canjica é um ensopado de milho branco "batido no pilão" para ficar sem a pele externa, leite, açúcar e canela. Em algumas receitas é adicionado leite de coco. No Norte e Nordeste do Brasil, canjica é um creme de milho cozido com leite de coco e açúcar. Esse creme recebe o nome de carau em outras regiões. Também conhecido no Norte do Brasil por mungunzá.

Capeleti - É um canudinho recheado com carne, frango ou queijo, com as pontas unidas. Capponata - Prato típico da Sicília. Antepasto preparado com berinjela, aipo e tomates, fritos em azeite de oliva e temperados com azeitonas, alcaparras, anchovas, abobrinhas, tomates e cebolas. É servido como entrada fria.

Cappuccino - Café forte servido com creme de leite ou leite batido até ficar espumante. Pode ser polvilhado com chocolate em pó.

Caramelar - O mesmo que caramelizar. Aquecer o açúcar até torná-lo marrom e xaroposo. O mesmo que forrar uma fôrma com açúcar queimado para assar pudim.

Caramelizar - Coloque o açúcar em uma panela, em fogo médio, até derreter e ficar com cor dourada.

Carne-de-Sol - Carne com pouco sal e seca ao sol. Muito utilizada em Pernambuco e em outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.

Carne-Seca - Carne de boi salgada e seca ao sol.

Carpaccio - Entrada fria constituída de fatias de carne de boi crua servidas com um molho de azeite, suco de limão, salsa, cebolinha verde e alcaparras, polvilhadas com finas tiras de queijo parmesão.

Carretilha - Utensílio de cozinha próprio para cortar massas. Encontrado facilmente em lojas de artigos culinários. Pode ser substituído por uma faca afiada.

Cassoulet - Feito com feijão branco e diversos tipos de carne, polvilhados com farinha de rosca e cozidos suavemente por várias horas, em panela de barro, até formar uma crosta dourada e crocante na superfície.

Chicória - Planta da família das chicoráceas, alface e almeirão, nasce espontaneamente na Europa, norte da África e em grande parte da Ásia. No Brasil é cultivada e utilizada em saladas cruas ou preparada cozida.

Chiffon - Claras batidas em neve com açúcar refinado, serve como recheio de tortas Chocolate hidrogenado - É um tipo de chocolate mais usado em confeitos de padaria. Ele é mais barato do que o comum, mas não tão saboroso. Sua composição leva mais gordura hidrogenada.

Chocolate temperado - Depois de derreter o chocolate, coloque-o em outro recipiente e disponha esse refratário dentro de uma panela com um pouco de água fria. Mexa o chocolate até baixar a temperatura. Para saber se já está na temperatura ideal, toque um pouco do chocolate nos lábios.Temperatura ideal para moldagem (use um termômetro para medir):-Chocolate ao leite: 29 graus- Chocolate branco: 28 graus- Chocolate meio amargo: 31 graus Chucrute - Repolho cortado em fatias finas, temperado com sal, folha de louro, pouco vinagre e pimenta-do-reino preta em grãos. As fatias do repolho, após temperadas, são prensadas e postas a fermentar em tonéis de madeira, durante vários dias. É o produto obtido pela fermentação láctica de várias espécies de repolhos.

Claras batidas em neve - Na batedeira, bata as claras sem açúcar até ficarem firmes. Para saber se está no ponto certo, veja se as claras mantêm a forma quando você levantar as pás da batedeira.

Coentro - Tempero parecido com a salsa (conhecido como salsa-chinesa), mas com folhas menores com perfume e sabor especiais, originário do mediterrâneo, é conhecido na culinária de todo o mundo. É muito utilizado em certas receitas de camarão e peixe, principalmente na culinária do Nordeste do Brasil. Cilantro em mexicano.

Cominho - Planta da família das umbelíferas, de flores alvas, róseas ou avermelhadas cujos frutos contêm sementes aromáticas condimentadas e oleaginosas. É um condimento conhecido desde a Antigüidade e de inúmeras aplicações em culinária. Na cozinha alemã o cominho encontra aplicações variadas desde os biscoitos, pães, licores e queijos.

Conchiglioni - Parece uma conchinha e pode ser recheado ou simplesmente servido com molho.

Cookie - Significa bolo pequeno. Cookies são pequenos bolos doces, crocantes na casca, mas macios internamente; no Brasil são simplesmente chamados de biscoitos. Cozinhar leite condensado na panela de pressão - Coloque a lata de leite condensado ainda fechada em uma panela de pressão com água. Tampe a panela, leve ao fogo e conte o tempo pedido na receita depois que pegar pressão. Retire do fogo, espere sair toda a pressão e só abra a lata depois que ela esfriar totalmente.

Cozinhar no Vapor - Método de cozimento especial utilizando-se uma panela furada sobre outra que permite o cozimento de vegetais, legumes e outros no vapor de água fervente. Esse método evita a dispersão de parte das vitaminas e sais minerais dos alimentos que ocorreria num cozimento direto na água.

Croissant - Pãozinho feito com um massa tipo prensada em formato de meia-lua, com miolo adocicado, geralmetne servido no café da manhã, com manteiga e geléia.

Crouton - Pão cortado em quadrados pequenos, fritos com óleo ou manteiga. Chama-se também croûton o quadradinho de pão torrado ou tostado que serve para sopas ou para acompanhamento de fondue de queijo. Crutões.

Cuca - Bolo feito com ovos, farinha de trigo e açúcar, tipo pão doce, com coberturas doces de diversos tipos. Muito comum no Sul do Brasil, onde foi introduzido pelos imigrantes alemães.

FONTE: http://www.guiadereceitas.uol.com.br/



Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO