CURIOSIDADES COM D

DEBULHAR - Retirar os grãos de espigas ou de vagens. Retirar mecânica ou manualmente a pele ou casca de cereais.
DEFUMAR - Método de conservação de alimentos secando-os com fumaça. Esse processo aplicado às carnes deixa-as com um gosto especial.
DEMOLHAR - É a prática de colocar um alimento em água fria para retirada de impurezas ou mesmo do sal. O bacalhau, o charque e outros alimentos conservados em sal são colocados na água para a retirada do sal antes da preparação. Deixar alimentos de molho em líquido para amolecer ou hidratar.
DENTE (Al) - Expressão italiana usada para indicar o grau de cocção das massas e hortaliças indicando que estão no ponto certo, isto é, um pouco duras.
DERRETER CHOCOLATE - Pique o chocolate, coloque dentro de uma tigela e leve ao fogo em banho-maria, mexendo de vez em quando, até derreter completamente.
DESOSSAR - Retirada, com técnica, de ossos de carnes, aves e peixes antes ou depois de cozidos ou assados, procurando conservar-lhes a forma natural.
DESSALGAR - Termo muito usado em Portugal para indicar a retirada do excesso de sal de algum alimento. O alimento é colocado em água por algumas horas antes de ser cozido.

DOBRADINHA - Prato, assim chamado no Sul do Brasil, preparado com estômago de boi (bucho) cortado em tirinhas pequenas, feijão branco, batatas, tomate, pimenta, sal e outros temperos (as receitas sofrem variações).

FONTE: http://www.guiadereceitas.uol.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO