TRUQUES DE ECONOMIA




01 - Embora no Brasil os painéis continuem caros, a instalação é facile não necessita de mão-de-obra qualificada. Ainda usados, estes painéis continuam tendo um rendimento tão bom quanto novos,ou seja,. seria um bom negocio comprar painéis usados pela metade do preço.
02 - Troque as lâmpadas simples(incandescentes) por flourescentes. Essas últimas usam 70-75% menos energia e duram 10 vezes mais que as incandescentes. Por exemplo, a iluminação de uma lâmpada flourescente de 26 watt equivalente a uma incandescente de 100 watt. A vida útil de uma lâmpada flourescente dura cerca de 5 a 7 anos e durante esse tempo a economia chega a R$ 120,00 para cada lâmpada.
03 - Melhorias no telhado. Acredite ou não, pesquisas apontam que a cor e o material usados nos telhados ajudam a diminuir o calor no interior de uma casa. Cores claras ajudam a refletir o calor para fora. Se vôçê está pensando em reformar seu telhado, leve em consideração telhas de cor branca. Isso ajudará a menter sua casa e seu sótão frescos.
04 - Coloque detector de movimento no exterior de sua casa para evitar as luzes que estão do lado de fora. Isso ajudará a economizar energia e aumentará o tempo de vida das lâmpadas.
05 - Não gaste água. Cheque por vazamento e pingos nas torneiras e conexões. Use água fria para lavar as roupas. Vista mais tempo que o habitual aquela calça jeans que voçê gosta. Lave sua toalha de banho somente nos finais de semana. No meio da semana voçê pode secá-la ao invés de lavá-la. Faça da economia de água um assunto familiar: Ensine seus filhos á economizá-la, como por exemplo, desligando a torneira ao escovar os dentes ou tomando um banho rápido, desligando o chuveiro ao esfregar a cabeça.
06 - Instale bocais de sprays nos chuveiros. Isso economizará água, por exemplo, ao lavar a cabeça. Os bocais de sprays são um ótimo investimento, pois estabelece um baixo fluxo de água no banho e é portável, voçê pode levar a qualquer lugar e é ideal para quem mora em casa alugada.
07 - Empilhe o adubo caseiro em seu quintal. Ache um lugar apropriado para empilhar o adubo. MIsture o resto de comida com uma pá toda semana para o adubo dar uma respirada. Coloque cascas de vovos, café coado, frutas e verduras podres por cima da terra. Os outros tipos delixos deverão ficar em lugares apropriados,como reservatórios de reciclagem para os recicláveis, etc.
08 - Se voçê mora em lugar frio, coloque uma capade alumínio nas portas. Isso ajudará a reter o calor para dentro da casa.
09 - Limpe os filtros do seu ar condicionado ou recoloque-os regularmente. Um filtro sujo irá atrasar a saída de ar, aumentando o custo na conta de luz. Quando não estiver em casa, ajuste o termostato pata temperaturas mais altas ou desligue-o.
10 - Termostatos automáticos ajudam na redução da conta de luz. Estima-se que voçê poderá economizar até 3% dos gastos a cada grau que voçê diminuir e 6% para cada grau aumentado.
11 - Se voçê tiver uma lareira em sua casa, instale portas de vidro no cômodo em que está instalada. O vidroevita que o calor saia para o lado de fora.
12 - Evite deixar os aparelhos eletrodomésticos em stand-by. Mesmo depois de desligar seu computador desconnecte a tomada do plug. Voçê poderá economizarde 10 a 15% de energia.
13 - Instale mais ventiladores em sua casa.Exaustores(pxadores de ar) servem para um propósito muito específico. Nos mêses de calor os exaustores podem indesejadamente, tirar calor e humidade do banheiro ou cozinha. Ventiladores de teto ajudam a reduzir a dependência de ar condicionado durante o verão e podem ser úteis no inverno, transferindo o calor do teto para baixo.
14 - Isole sua casa se voçê mora em lugares frios. Portas e janelas saõ as maiores saídas de energia (calor) de sua casa. Instale barradores de ventos e calor em suas janelas e portas. Qunado a falta de calor na casa é detectada, a primeira coisa que devemos verificar são as portas e janelas. 15 - Viva o código dos R's (érres). Recuse, e recicle. Esteja com essas coisas em mente para quando for comprar ou descartar algo.
16 - Leve em consideração a cor da tinta das janelas. Cores escuras ajudam a reter o calor (bom para o inverno) e cores claras refletem a luz espalhando o calor (bom para o verão).
17 - Use roupas claras no verão, elas podem evitar em 99% os efeitos dos raios ultravioletas. Então, o que está esperando ? Deixe o sol entrar!
FONTE: engenhariaambiental.wordpress.com

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO