CUPINS

* Estes insetos são devoradores de madeira, papel, pano e até concreto. Cada rainha de um cupinzeiro bota um ovo a cada segundo. Embora o acasalamento das espécies aconteça no verão, nem por isso deixam de atacar o ano todo. Portanto é necessário que se aja rapidamente ao perceber a sua presença.

* Na construção de casa ou imóveis escolha madeiras tipo: jacarnadá, maçaranduba, péroba e pau-ferro, estes materiais são praticamente imunes aos cupins ao contrário do pinho um chamariz de insetos.
* No verão, época de acasalaamento, eles são atraídos pela luz, eles entram pelas janelas e voam em torno das lâmpadas, até encontrar uma companheira. Nesta época começa a se formar um novo cupinzeiro. Portanto, feche as janelas se tiver ar refrigerado, senão, ao abrir as janelas apague as luzes, isto evitará que os insetos entrem em bando.

* Preventivamente, a madeira virgem, sem pintura nem verniz, pode ser pincelada ou pulverizada com inseticida. Nocaso de mobília, o melhor é injetar o veneno com umaseringa.

* Preventivamente, observe ao varrer o chão se aparece um pozinho. AO perceber, bata com os dedos no móvel mais proximo. Se estiver oco aplique inseticida.

* Preventivamente, pincele a madeira com óleo de lavanda diluído em álcool.

* Se já tem cupins em seus móveis e batentes, extermine-os pincelando as áreas atacadas com querosene puro. Repita o tratamento se necessário.

* Para matá-los, prepare uma mistura de 01 colher(chá) de formol e 250g de querosene. Injete com uma agulha velha de injeção nos orifícios deixados pelos cupins. Repita a operação por alguns dias até o pó do móvel não cair mais.

* Pincele a superfície da madeira com Pentox ou carbolineum, encontrados em lojas de produtos químicos e supermercados. Casos os orifícios sejam profundos, aplique com uma seringa de injeção. Três vezes, em inetrvalo de 15 dias, são suficientes.

* Se optar por produtos químicos, leia atentamente as instruções do fabricante, ou peça ajuda á um profissional. Lembre-se que é um material tóxico perigoso para crianças e animais.

FONTE: Livro Dicas Econõmicas

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO