ECONOMIZE ENERGIA

* Limpe regularmente paredes,janelas pisos e forros. Uma superfície limpa reflete melhor a luz.
* Limpe as luminárias e lâmpadas, pois a sujeira acumulada reduz a iluminação.
* Substitua, as lumináris amareladase opacas pelas de acrílico claro ou por lâmpadas expostas, que poderão ser de menor potência.
* Refaça a instalação dos circuitos ou interruptores, para poder desligar as lâmpadas em desuso ou desnecessária.
* Para reduzir o consumo e aumentar a durabilidade, antes de ligar qualquer aparelho, verifique a voltagem certa do local onde mora se é compatível com a rede elétrica.
* Faça uma manutenção regular nas instalações, com um eletricista capacitado, no sistema de iluminação e fiação.
* Jamais ligue vários aparelhos na mesma tomada, pois isso provoca aquecimento dos fios, desperdiçando energia, podendo causar curto-circuito.
*Evite instalar fios ou condutores de má qualidade.
* Emendas mal feitas ou mal isoladas e fios desencapados podem provocar fugas de correntes . Isso é registrado no medidor, portanto pagará por uma energia que não utilizou.
* A proveite a luz do sol. Abra bem as janelas, cortinas e persianas para a claridade entrar.
* Só acenda as lâmpadas quando estiver escuro e apenas em lugares necessários. Salvo aquelas que contribuem para a segurança do local.
* Evite pintar as paredes internas com tintas escuras, pois isso exige lâmpadas de maior voltagem, que consomen mais eletricidade.
* Para passar a ferro, forre a tábua de passar roupas com papel de alumínio, para po´par energia.
* Aquecer o ferro elétrico várias vezes ao dia ou por semana causa grande desperdício de energia. Acumule a maior quantidade de roupas para então passar de uma só vez.
* Ferros automáticos devem ser usados na temperatura indicada para cada tecido. para maior economia, comece pelas peças que exigem temperatura mais baixa.
* Ao atender o telefone e dar uma olhadinha na TV, desligue o ferro. Isto evita o desperdício de energia e não rpovoca acidentes.
* Freezer funciona com mais eficiência e economia se for usado em sua capacidade total. Para mantê-lo sempre abastecido, se não for época de fazer compra, lote-o com pãp e gelo.
* A geladeira é responsável por 30% da sua conta, portanto escolha uma geladeira com capacidade ideal para sua família, pois quando maior o volume, maior o consumo.
* Para maior rendimento com menos consumo de sua geladeira , instale este aparelho em local bem ventilado, longe do calor do fogão e dos raios solares.
* Jamais utilize a parte traseira da geladeira para secar panos de prato ou roupas molhadas. Isso força o motor e exige mais energia.
* Habitue-se a colocar e retirar alimentos e bebidas da geladeira de uma só vez, reduzindo o abre e fecha economizará o consumo de energia.
Jamais guarde alimentos ainda quentes na geladeira.
* Verifique a borracha de vedação da geladeira e freezer se esta em bom estado a fim de evitar que o ar frio saia.
* Teste para verificar a borracha de geladeira e freezer: Abra a porta e coloque uma folha de papel entre a borracha. Feche a porta, fazendo com que a folha fique presa. Puxe o papel. Se a folha deslizar ou sair com facilidade é sinal de que a borracha deve ser substituida.
* Máquina de lavar roupas ou louças, nunca utiliza uma dosagem de sabão além da indicada pelo fabricante, a fim de evitar uma nova operação enxaguar.
* Máquina de lavar roupas limpe sempre o filtro para facilitar o funcionamento.
* Para economizar energia não deixe a TV ligada a toa, mas apenas quando estiver assistindo a seus programas.
* Para economizar energia não durma com o aparelho ligado, a mesma regra vale para o videocassete, exceto quando estiver gravando.
FONTE: Livro Dicas Econômicas

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO