JÓIAS E BIJUTERIAS

* Se os engastes dos anéis de ouro acumulam sujeira sob as pedras. Ferva-os em água e bicarbonato que a sujeira sairá.
* Para limpar anéis e pulseiras de prata esfregue suavemente pasta de dente branca, que não contém aditivos.
* Ferva em uma mistura de água e suco de limão em partes iguais.
* Ferva em água misturada a raspas de sabão de côco.
* Bijuterias podem ser guardadas em caixas de vários compartimentos forradas com tecido macio.
* Bijuterias folheadas podem ser limaps com água morna e sabão neutro, com vinagre ou com amônia. Após o banho, o mais breve possível, seque-as bem e passe polidor de prata ou gesso-cré com uma flanela.
* Quando for viajar, leve bolsas compactas especiais para o transporte de jóias ou embrulhe cada peça com um tecido macio para que não raspem umas nas outras.
* Para colar a pérola que caiu, use uma cola tudo tradicional. Evite os de secagem rápida. Com o tempo, a cola fica ressecada e a pérola desgruda novamente.
* Para tirar nó de correntinhas, pingue óleo de cozinha e vá mexendo com agulhas até se desfazer.

* Para consertar colares de pérolas ou contas, use como fio linha de pescar. Para que as bolinhas não corram, coloque-as sobre a cola de um pedaço de fita crepe ou esparadrapo.

* Para limpar os Diamantes coloque-os num coador de tecido e ponha numa mistura de xampu e gotas de amônia com água fervendo. Deixe ferver por 01 minuto, esfrie e enxágue. Megulhe no álcool por 15 minutos e seque com papel absorvente.

* Limpe suas jóias com pasta-de-dente e um pano úmido bem macio.

* Para guardar ouro compre caixas apropriadas, precisam ser forradas com tecidos macios, como seda, veludo ou camurça e que contenha vários compartimentos para separar peças de diferentes formatos.

* Qunado estiver executando tarefas caseiras, como lavar louca ou cuidar do jardim retire o ouro ou os brilhantes.

* Evite também usar peças de ouro na piscina, a exposição prolongada no cloro pode descolorir a peça ou enfraquecer suas ligações, fazendo com que quebre.

* Para limpar as jóias coloque numa vasilha com água morna e algumas gotas de amôníaco. Deixe por 05 minutos, enxague e seque com um pano macio que não solte pêlo ou um lenço de papel.

* A sujeira mais difícil costuma sair acrescentando sabão de côco ou detergente neutro a água com amoníaco e, depois deixar a jóia de molho, esfregá-la com uma escova de dentes.

* Esfregue com um pano macio e uma pasta feita com gesso-cré diluido em água ou álcool. Em seguida, lave, deixe secar e escreve.

* Jóias sofisticadas devem ser levadas ao joalheiro para receberem uma limpeza completa e profissional.

* As predras preciosas ou semipreciosas readquirem brilho quando polidas com uma flanela seca.

* Para limpar as pedras semipreciosas ou de prata fosca, umedeça um pano com algumas gotinhas de álcool.

* As Pérolas não devem ser guardadas em caixas forradas de veludo, porque ficam abafadas e com sua respiração natural comprometida.

* Embrulhe-as em papel de seda e guarde-as em gavetas, caixas ou estojos não forrados.

* O brilho pode ser recuperado deixando-as em contato com água do mar. Mas não deixe os colares úmidos por muito tempo, pois geralmente são enfiados em cordões de fio de seda, que podem apodrecer.

* Outro recurso é deixar as pérolas em uma caixinha com amgnésioa em pó ou farinha de arroz e depois esfregar um cotonete com óleo mineral para deixá-las brilhantes.

* Artificiais são limpas apenas com um pano úmido- não use álcool.

* Jóias e bijuterias de prata ficam brilhando se forem fervidos ligeiramente em uma solução de água com pedacinhos de sabão de côco.

* Ficam limpas com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Deixe-as de molho por alguns minutos e seque-a com lenço de papel.

* Pequenos riscos podem ser disfarçados com produtos para limpeza de prata. Aplique com um pano seco, em movimentos regulares, e lave em seguida.

* As pratas devem ser guardadas em sacos plásticos, para evitar a rápida oxidação.

FONTE: Livro Dicas Econômicas.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO