REPOLHO



UMA TRADIÇÃO MILENAR
O repolho é uma hortaliça de cabeça formada pela sobreposição de folhas. Destaca-se como fonte de vitamina C. Também fornece vitaminas B1, B2, E e K, além de sais minerais, sobretudo cálcio e fósforo. É uma das hortaliças de uso mais antigo, desde cerca de 2000 anos antes de Cristo. É originária da Europa Mediterrânea e Ásia Menor. O repolho é uma Brássicacea, assim como a couve, o brócolis, a couve-flor, a couve-chinesa e o rabanete.
COMO COMPRAR
Atualmente o repolho é produzido durante todo o ano, entretanto, os preços mais baixos ocorrem de agosto a janeiro.
O repolho pode apresentar folhas lisas de cor verde ou roxa, ou folhas crespas de cor verde. As cabeças devem ser firmes, compactas e sem rachaduras. As folhas devem estar livres de manchas escuras e de perfurações. Entre as cabeças de mesmo tamanho escolha as mais pesadas.
Ao escolher as cabeças, manusei-as com cuidado. Apesar de parecer resistente, o repolho machuca-se com facilidade, escurecendo e apodrecendo mais rapidamente nos locais danificados.
O repolho pode ser comercializado já picado e embalado. É fundamental que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas, para garantir sua adequada conservação.
Verifique a data de validade e não compre se o produto estiver murcho, com postos escuros, principalmente nas bordas, e cheiro desagradável.
COMO CONSERVAR
Quando mantido em condição ambiente, conserva-se por menos de uma semana, murchando primeiramente as folhas externas. Sob refrigeração pode ser mantido por várias semanas, desde que colocado dentro de sacos de plástico. Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias. Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas. Acondicione-o em saco de plástico, retire o ar de dentro da embalagem com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador.
COMO CONSUMIR
O repolho pode ser consumido cru em saladas, cozido em água ou leite ou fermentado (chucrute). Quando consumidas cruas, as folhas devem ser lavadas uma por uma em água corrente e deixadas de molho em solução de água sanitária por 30 minutos, na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada. Em seguida, devem ser enxaguadas com água filtrada. Este procedimento é importante para eliminar grande parte dos microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças. A água sanitária ou o vinagre, não remove resíduos de agrotóxicos. O repolho deve ser cozido somente pelo tempo suficiente para tornar as folhas macias. Com tempo de cozimento prolongado, ocorrem alterações da cor, do sabor e das propriedades nutritivas. Deve-se cozinhar preferencialmente no vapor. Para descongelar, coloque-o em água fervente ou diretamente ao fogo durante o preparo do prato.
DICAS
As folhas internas do repolho são mais ricas em vitamina C do que as folhas externas.
O cheiro desagradável do repolho pode ser eliminando quando se cozinha as folhas em panela destampada.
Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre para evitar que as folhas fiquem azuladas.
www.cnph.embrapa.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO