COMO EDUCAR O SEU ANIMAL

ELE ROUBA COMIDA DA MESA ?
POR QUE ACONTECE
Os animais têm um faro superdesenvolvido e sentem de longe quando há algo gostoso na mesa. "Que mal fará pegar um pedacinho ?", devem pensar. Os bichanos, aliás, nem precisam de ajuda da cadeira.
COMO EVITAR
Borrife água no focinho dele ou jogue no chão uma lata cheia de moedas- o barulho causa desconforto. Eduque seu amigo desde filhote: um adulto dificilmente ressuscitará hábitos proibidos na infância.
ELE ADORA MASTIGAR AS PLANTAS ?
POR QUE ACONTECE
Cães e gatos têm necessidade de comer plantas. As de gosto ruim são rejeitadas, mas aquelas que têm gostinho bom acabam virando um lanchinho no meio da tarde.
COMO EVITAR
Espirre água com cravo e canela nos vasos "proibidos" (os bichos detestam o cheiro). Em outro recipiente, plante grama ou capim, que podem ser degustados á vontade.
ELE DESTRÓI OS MÓVEIS E OBJETOS DA CASA ?
POR QUE ACONTECE
Para um bicho, tudo pode se trans formar em diversão. Ainda mais se a dona passar o dia inteiro fora de casa. Não bastasse isso, os gatos precisam afiar as unhas - sem um arranhador, certamente sobrará para aquela linda poltrona da sala...
COMO EVITAR
Fazer o animal entender o que deve ou não terminar no lixo é uma dureza, mas os pet shops oferecem diversos produtos para esse fim. Só não saia correndo atrás da criatura que mordeu seu sapato, porque isso a incentivará a repetir a "arte".
ELE ATACA AS CRIANÇAS ?
POQUE ACONTECE
Alguns peludos parecem sentir ódio mortal de crianças, mas a maioria se comporta assim por ciúme do dono.
COMO EVITAR
Mostre a ele quem manda, exercendo sua autoridade de lider da casa. Na hora do ataque, use a latinha de moedas e depois ignore-o.
ELE MIA OU LATE DE MADRUGADA ?
POR QUE ACONTECE
Geralmente, esse tipo de atitude está ligado á saúde física do bichinho. Em boas condições, ele preferirá dormir. Na velhice, existe a chance de os peludos ficarem mais inquietos á noite.
COMO EVITAR
Leve o animal para um checape veterinário. No caso de cães ou gatos vovôs, existem tratamentos com remédios que melhoram a oxigenação cerebral, garantindo que o bicho tenha uma velhice mais confortável.
ELE PEGA "EMPRESTADAS" AS ROUPAS DO VARAL ?
POR QUE ACONTECE
Imagine um cão sozinho o dia todo, sem nada para fazer, observando duas pernas de calça a convidá-lo para diversão. Claro que aquilo virará um hábito.
COMO EVITAR
Já que fica difícil policiar o animal em período integral, garanta que não faltem brinquedos para entretê-lo. Ou adote um !irmãozinho" para fazer companhia a ele.
ELE FAZ XIXI NO LUGAR ERRADO ?
POR QUE ACONTECE
É uma espécie de protesto. Gatos odeiam caixas de areia sujas. Já os çães resolvem "apresentar" o dono com coisas desagradáveis quando se sentem deixados de lado. Machos não castrados tendem a demarcar território.
COMO EVITAR
Tire uns minutinhos para pensar no que pede estar provocando essa revolta no seu bicho. Depois, dê inicio a um processo de educação; repreenda-o na hora certa e agrade-o quando necessário.
Fonte: Revista Ana Maria.


Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO