DICAS DE SEGURANÇA

SAIDINHAS BANCÁRIA
As agências bancárias despertam a atenção dos criminosos em razão da grande rotatividade de dinheiro. O local tem se tornando um alvo constante de criminosos, que frequentemente particam roubos a clientes que efetuam saques e são roubados em frente ou nas proximidades das agências.
Durante a utilização dos caixas eletrônicos e também dos caixas dentro das agências, devemos ter alguns procedimentos preventivos em relação á nossa segurança.
Um exemplo disso são os registros de ocorrência de pessoas que, ao saírem da agência, são perseguidas por assaltantes que utilizam motos e carros até pontos distantes. Os criminosos esperam um local menos movimentado para interceptar suas vitimas.
Portanto, devemos ter o máximo de cuidado ao entrar na agência, durante o saque e na saída. Veja chances de assalto diminua:
01 - Esteja atento á presença de pessoas suspeitas ou curiosas, no interior ou nas proximidades da agência.
02 - Ao entrar no banco, verifique se não está sendo seguido.
03 - Evite sacar grandes quantias. Prefira cheques administrativos;
04 - Não saia da agência se desconfiar que está sendo observado. Ligue para o 190.
05 - Procure ir sempre acompanhado;
06 - Nunca conte dinheiro em público;
07 - Não pague seus funcionários com dinheiro. Prefira cheque ou conta pagamento;
08 - No estacionamento do banco, desconfie de pessoas que solicitam ajuda e, ao perceber alguma movimentação estranha, chame o segurança.
09 - Não comente com ninguém que vai efetuar saques de alto valores;
10 - Nas ruas, fique atento! Caso esteja sendo seguido, acione uma viatura ou chame a policia pelo telefone 190.
11 - Ao realizar a transação, não converse com pessoas estranhas. Se o cartão for engolido, recuse ajuda e não use o telefone celular de terceiros, pois os dados de sua conta vão ficar na memória do aparelho de um estranho;
12 - Á noite, evite utilizar caixas instalados em lugares ermos;
13 - Caso realmente seja necessário utilizar-se de caixas eletrônicos á noite, procure aqueles instalados próximos a quartéis ou módulos policiais, postos de gasolina, lojas de conveniência ou ainda dentro de supermercados ou choppings;
14 - Quando precisar sacar á noite, leve um ou mais acompanhantes;
15 - Em caso de roubo ou furto, procure manter a calma e não reaja. Se possível, memorize as características do assaltantes para posteriormente passar informações mais detalhadas á polícia.
ABORDAGEM POLICIAL
01 - O QUE É UMA ABORDAGEM POLICIAL ?
È um procedimento operacional utilizado pela Policial Militar, objetivando prevenir o crime e encontrar provas de quem o cometeu. Os policiais param as pessoas ou veículos suspeitos e fazem a busca pessoal (conhecido por abordagem policial) com o intuito de procurar armas, drogas, foragidos da justiça e irregularidades concernentes a legislação de trânsito.
02 - O QUE DIZ A LEI SOBRE A ABORDAGEM
No Código de Processo Penal (CPP), especificamente no art. 244, diz que busca pessoal independerá de mandado judicial, no caso de prisão em flagrante ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja em posse de arma proibida, objetos ou papéis que cosntituam crime.
03 - O QUE É FUNDADA SUSPEITA ?
Na realidade não há pessoas suspeitas, o que há é atitudes suspeitas, tais como : está em horário avançado da noite; lugar mau iluminado com pouco movimento; nervosismo ao avistar a viatura; roupas, volumes ou bolsas que, aparentemente, possam guardar armas ou drogas; e características semelhantes a descrição de alguém que acabou de cometer um crime.
04 - COMO ME COMPORTAR DURANTE A ABORDAGEM ?
Se voçê for parado pela Polícia Militar, alguns comportamentos podem ajudá-lo a impedir que a situação se transforme em conflito:
# Fique calmo e não corra;
# Ao avistar um bloqueio policial (blitz), não retorne nem fure, por problemas relacionados a documentação, pois perseguições poderão ter resultados piores que uma notificação;
# Deixe suas mãos visíveis, não faça nenhum movimento brusco, não tente pegar carteira nem celular;
# Não discuta com o policial, nem o toque, siga as ordens;
# Não faça ameaças nem use palavras ofensivas;
05 - POLICIAL MASCULINO PODE REVISTAR MULHERES ?
Deve ser evitado! mas, quando necessário, poderá fazer a revista, sem tocar nas partes íntimas, segundo o Art. 249 do código de Processo Penal.
06 - POR QUE AS ABORDAGENS POLICIAIS SAÕ IMPORTANTES PARA SOCIEDADE ?
Todas ás vezes que o policial militar faz aboradagens, age preventivamente em relaçao ao crime. Já que na abordagem, ora o policial se depara com o cidadão de bem ora infrator na iminência de praticar um crime. Vale salientar, que com abordagens e revistas a polícia tira de circulação o criminoso, evitando roubos, furtos, homicídos e outras práticas delituosas, além de deixar a sociedade mais tranquila e segura.
07 - COMO DENUNCIAR ABUSOS ?
Se ao ser abordado, o policial provocar alguma atitude irregular ou arbitrária, lembre-se de anotar dia, hora e local do fato.
VOÇÊ SABIA QUE....
...Segundo as estatisticas do Detran, das 50 mil motos que circulam em Feira de Santana, cerca de 87,19% estão em situações irregulares.
...Segundo as estatísticas policiais, a cada 10 (dez) homicídios ocorridos em Feira de Santana, 7 (sete) são efetuados por motociclistas.
Assim devido ao alto indice de criminalidadae praticado por motociclistas,a Polícia Militar resolveu, intensificar as abordagens e esclarecer a população sobre os procedimentos utilizados pela corporação, e o comportamento que o cidadão deve adotar ao ser abordado. Dessa forma, estamos cumprindo nosso papel constitucional, de zelar pela comunidade.
TELEFONES DE EMERGÊNCIAS:
Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 197
SAMU: 192
Bombeiro: 193
FONTE: 64 Companhia Independente de Polícia Militar.


Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO