COMO EVITAR O CÂNCER NO ESTÔMAGO

O ógão está entre os que mais serão atingidos pela doença nos próximos anos. Aprenda a evitar esse mal.
O Instituto Nacional do Câncer alerta: cerca de 21 mil novos casos de câncer no estômago serão registrados neste ano, quase o dobro de 2008. "O estresse agride as paredes do órgão, levando a um aumento nas chances de surgir o câncer". Conheça os sintomas e evite essa doença.
FIQUE ATENTA A ESSES SINAIS
O câncer de estômago é silencioso e, muitas vezes, seus sintomas são confundidos com problemas menores. Por isso, surgindo qualquer um dos sintomas a seguir, procure um gastroenterologista para saber se está tudo em ordem com voçê.
- Dor
- Queimação
- Anemia sem causa
- Fraqueza
- Sangramento
- Emagrecimento excessivo
- Sensação de estômago muito cheio após as refeições, mesmo que voçê não tenha comido muito.
ATITUDES QUE PROTEGEM SEU ESTÕMAGO
- COMA BEM.
Não é só para comer alimentos com pouca gordura, mas também deixar de lado os industrializados, conservas, enlatados e salgados. Procure colocar no prato muito mais alimentos frescos, como frutas e vegetais trazidos direto da feira.
- EVITE O ÁLCOOL E A AUTOMEDICAÇÃO
Em excesso, o álcool e vários remédios agridem as paredes do estômago, aumentando as chances de o câncer surgir. Se adora uma cervejinha, tome só um copo no jantar. E, em vez de pílulas para dores na região, procure um especialista.
- EXERCITE-SE!
Ou procure um passatempo bem divertido par se distrair. Com isso, voçê alivia o estresse e melhora significativamente os problemas de estômago, reduzindo as chances de doenças como gastrite, úlcera e, até mesmo, câncer.
- FAÇA EXAMES PREVENTIVOS
Há pessoas com predisposição genética para a doença. Nesse caso, mesmo se prevenindo, é possível desenvolver o câncer. O ideal é procurar um gastroenterologista pelo menos uma vez ao ano para saber se está tudo bem.
FONTE: Revista Ana Maria.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO