SONO TRANQUILO


Quando chega a hora de dormir a casa vira um caos: seu filho chora e não quer ir para a cama. As desculpas dele? "Está escuro!", "Tive pesadelo" na maioria das vezes, voçê cede e deita com ele, mas isso pode ser ruim para o sono da criança. "Os pais devem ser firmes e saber dizer não", alerta José Hugo Lins Pessoa, presidente da Associação de Pediatria de São Paulo. Saiba como ajudar seu filho a dormir bem.
01 - TER ROTINA É FUNDAMENTAL
Marque uma hora para ele ir deitar toda noite e reserve um tempo para ficar com ele antes de dormir. Conte uma história - não pode ser assustadora e empolgante - e converse sobre o dia dele. Se ele já é adolescente, pode ser que queira ficar sozinho, ouvindo música ou lendo. Mesmo assim, converse um pouco e lhe dê boa noite.
DICA: Imponha limites. Nada de estender o horário com mais uma historinha ou mais um beijo. E não alongue demais o papo com ele.
02 - INVENTE UM "AMIGO NOTURNO"
Sua criança não desgruda daquele cobertor velhinho, do bichinho de pelúcia ou de uma boneca antiga?
Calma...Isso é saudável e até recomendável. Segundo José Hugo Lins Pessoa, o brinquedo dará a ela uma sensação de segurança. se ela acordar á noite, voltará a dormir, porque tem um vínculo afetivo com o objeto. Se o seu filho ainda não tem um brinquedo especial, incentive-o a ter. Mas lembre-se: é lel quem deve escolher.
DICA: Se o bebê fica acordando á noite, não vá lá toda hora. Isso irá acostumá-lo mal, e ele vai querer que voçê esteja no quarto o tempo todo.
03 - NÃO DURMA JUNTO COM ELE
Não háuma regra para isso. Pode até ser que seu filho durma bem na sua cama. O bom é que voçê estará perto dele se ele for pequeno e, por exemplo, precisar mamar. Porém, o lado negativo pesa: seu sono e o do seu marido podem ser prejudicados, e a intimidade do casal fica desgastada. "Não é bom, mas se a família tiver de dormir toda junta no mesmo quarto, deve-se estabelecer uma divisória entre as camas", exploca José Hugo.
DICA: Se o bebê começar á dormir com voçê, tenha em mente quando vai parar. O ideal é que a criança vá pra própria cama aos 6 mêses de idade. Quanto antes isso acontecer, mais facilmente se adaptará.
04 - AFASTE OS INIMIGOS
Por mais que ele choramingue, nada de deixar a TV e o videogame dentro do quarto. Muitas crianças, e ainda mais os adolescentes, adoram ficar até altas horas acordados> por isso, deixe os aparelhos eletrônicos na sala.
DICA: Final de semana é para relaxar, mas sem abusos. Estipule horário para ele acordar e também limites para jogar videogame aos sábados e domingos.
05 - NADA DE COMER DE MADRUGADA
Voçê pode até não se importar de acordar toda hora para dar mamadeira ao seu filho, mas isso pode atrapalhar o sono dele. " Depois dos seis meses, as crianças já podem dormir a noite inteira", garante José Hugo. Se ele já for mais velho, dê um lanchinho leve á noite - nada de guloseimas.
DICA: Seja bem rigorosa na rotina de alimentação do seu filho, em especial durante a noite.
06 - USE O MÉTODO DA ESPERA PROGRESSIVA
O Pediatra Richard Ferber é especialista em sono infantil. Ele é autor do livro Bom Sono (ed. Celebris) e ensina um método ideal para quem sempre precisa da presença de outra pessoa para conseguir dormir. Deite a criança sozinha, na cama dela. Vá ao quarto dela em intervalos crescentes e espere um pouco antes de atender ao chamado. Veja algumas dicas:
* Não fique mais de dois minutos com ela. Voçê deve acalmá-la, e não fazê-la dormir.
* Se ela acordar muito cedo, comece as atividades e não a deixe dormir de dia.
* Após uma semana, se melhorar mais não resolver, aumente o tempo do intervalo de visitas ao quarto da criança.
* Se ela não acrodar no horário porque passou a noite chorando, acorde-a.
FONTE: Revista Ana Maria.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO