Postagens

Mostrando postagens de Abril 29, 2010

TERMÔMETRO

Imagem
Ao adquirir o termômetro, verifique se este traz, gravada, a marca do INMETRO.
Atenção: termômetro com a coluna (filete de mercúrio ou álcool colorido) rompida não deve ser utilizado.
O mercúrio é uma substância extremamente tóxica. Seus efeitos são cumulativos e não são eliminados pelo corpo humano. Não o toque com a mão desprotegida.
http://www.ipem.sp.gov.br/

TAXIMETRO

Imagem
As tarifas são determinadas pelas prefeituras municipais. Algumas prefeituras autorizam o serviço de táxis especiais, como na cidade de São Paulo onde também existem as categorias luxo e especial cujas tarifas são maiores que as do táxi comum.
O taxímetro deve sempre ser ligado na sua presença.
O primeiro valor que aparece se refere àbandeirada (valor fixado em início da corrida, independente de qualquer movimento do veículo). Em seguida passa a marcar o valor correspondente à quilometragem percorrida e ao tempo parado no trânsito durante o percurso.
Observe a bandeira que está sendo utilizada.
A prefeitura estabelece os dias e horários de operação. Na cidade de São Paulo, p.ex., a bandeira 1 é cobrada entre 6h e 20h; a bandeira 2 é cobrada entre 20h e 6h do dia seguinte e o dia todo nos domingos e feriados (ocasionalmente em períodos completos, p.ex. o mês de dezembro, conforme decreto municipal).
Não "pegue" táxi de outro município (veja a placa do carro) e nem aceite corridas …

PNEU

Imagem
Ao comprar pneu consulte as especificações constantes no manual do fabricante do veículo e informe-se com o revendedor acerca dos cuidados com a manutenção.
Para sua segurança, faça regularmente o balanceamento e o alinhamento das rodas e quando as mesmas sofrerem choque acentuado. O balanceamento é necessário também sempre que for efetuada a troca do pneu.
Rodas desbalanceadas ou desalinhadas provocam instabilidade no veículo e um maior desgaste dos pneus. O alinhamento (ângulos caster e camber) deve seguir as especificações do fabricante do veículo, para que o mesmo tenha uma perfeita condução em linha reta.
Para sua segurança, verifique sempre o estado de conservação dos pneus.
Obedeça ao Código de Trânsito Brasileiro.
Você fica sabendo que o produto é certificado pela presença do "Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação" colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) c…

HIDRÔMETRO DOMICILIAR

Imagem
Hidrômetro é o aparelho que mede o volume de água consumido por uma residência. Ele é instalado pela distribuidora de água da sua cidade. VAZAMENTO ?
Para saber se há vazamento, feche todas as torneiras e o chuveiro. Se o hidrômetro continuar funcionando é porque existe vazamento. Chame o encanador.
Observe a existência do lacre no hidrômetro. Ele impede o acesso aos locais de regulagem.
Instrumento com lacração rompida ou sem nenhum lacre pode apresentar uma medição incorreta.
www.epim.sp.gov.br

GLP - REGULADOR DE PRESSÃO

Imagem
No momento da compra do regulador de gás (GLP), observar a existência das seguintes informações obrigatórias:
No corpo da mangueira >nome do fabricante (ou logomarca); >símbolo da certificação (Inmetro e OCP); >n.º da norma: NBR 8473; >sentido do fluxo (seta); >uma das expressões: Indústria Brasileira, ou made in brazil, ou a indicação do país de origem; e >vazão nominal em massa (4kg/h para os domésticos).
IMPORTANTE:
1-Nas embalagens vêm indicadas as informações sobre o fabricante e as instruções de uso e instalação. 2-O Ipem e o Inmetro não fiscalizam esse produto nas residências, somente nos pontos de venda.
Você fica sabendo que o produto é certificado pela presença do "Símbolo de Identificação do Sistema Brasileiro de Certificação" colocado no produto ou na sua embalagem, que poderá estar acompanhado do nome ou marca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO.
www.ipem.sp.gov.br