ESTIMULE O COURO CABELUDO PARA TER CABELOS SAUDÁVEIS



Muito se fala sobre as hidratações e procedimentos para recuperar os cabelos, entretanto, muitas pessoas se esquecem da importância que o couro cabeludo tem na hora de manter os cabelos saudáveis, longe do ressecamento, oleosidade e até mesmo da caspa. "A pele da cabeça, no couro cabeludo, é muito vascularizada e é a região em que nascem os cabelos. Portanto, deve sempre ser mantido limpo e saudável", explica o dermatologista capilar Valcinir Bedin, de São Paulo.
Massagens, esfoliações e hidratações específicas para a região estão entre os procedimentos que ajudam a estimular a circulação sanguínea dessa região. "É importante fazer a esfoliação do couro cabeludo, pelo menos, uma vez por mês. Isso vai higienizar e revitalizar o couro, removendo as células mortas e favorecendo a circulação sanguínea", ressalta a cabeleireira e terapeuta capilar Adriana Carlos do salão Éclat, do Rio de Janeiro.
Os tratamentos alternativos são benéficos, mas é importante ter o cuidado para não abrir mão dos cuidados convencionais. "O uso de xampu anti-caspa, por exemplo, não pode ser abandonado por quem sofre com o problema", aponta o dermatologista. Conheça, a seguir, quatro métodos direcionados a saúde do couro cabeludo.
1.Massagens
As massagens específicas para o couro cabeludo envolvem técnicas relaxantes e drenantes, que melhoram a circulação sanguínea e desintoxicam os bulbos capilares, fazendo com que os tratamentos para os fios, como uma hidratação, tenham um melhor resultado. As estimulações do couro cabeludo têm a intenção de melhorar a vascularização desta pele, o que ajuda muito na oxigenação e, portanto, no transporte de nutrientes para esta área.
"O shiatsu capilar e as massagens específicas do couro cabeludo, que usam as pontas dos dedos para movimentos circulares e de baixo para cima nas laterais e na nuca, podem ajudar nessa função", ressalta o dermatologista dos cabelos Valcinir Bedin.
2.Hidratações
É possível hidratar o couro cabeludo com princípios ativos, como a ureia e o lactato de amônio, que tem alto poder emoliente. "Enquanto o último promove a hidratação do couro retendo água, a ureia tem como principal função hidratar e amaciar o cabelo", diz Bedin.
A saúde dos fios começa no couro cabeludo, por isso, antes de escolher os procedimentos, o ideal é fazer uma análise da área com uma terapeuta capilar. Segundo a cabeleireira do salão Éclatà é muito difícil ver a "olho nu" os reais problemas do couro cabeludo. Um aparelho específico, que aumenta em 250 vezes a área e estrutura capilar, constata se o problema é a falta de água e o cabelo precisa de hidratação ou se ele precisa de uma reconstrução com estimulações do couro cabeludo e máscaras, para devolver queratina e a proteína aos fios.
3. Terapia com argila
Elas são mais uma aliada nos tratamentos para o couro cabeludo. De acordo com o hair especialist Chris Villas Boas, do salão Visage Coiffeur, do Rio de Janeiro, o tratamento com argila branca desintoxica o couro cabeludo, diminui a oleosidade e esfolia o couro, removendo as impurezas. "O procedimento funciona da seguinte forma: misturamos a argila branca com água morna e aplica-se mecha por mecha no cabelo e no couro cabeludo, que é massageado. A mistura fica 25 minutos no cabelo", explica Chris.
4.Menta Terapia
O mentol é utilizado para amenizar a queda de cabelo, estimular o crescimento do fio e reduzir o excesso de sebo do couro cabeludo. O procedimento envolve uma esfoliação do couro cabeludo, uma lavagem com xampu e a aplicação da máscara de menta. O poder adstringente do mentol é facilmente comprovado, basta ver os produtos à base desta substâncias, indicados para combater a caspa e a oleosidade dos fios.
Fonte:www.r7.com

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO