VARIZES



A Sociedade de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançou no dia 11 de outubro de 2011 diretrizes para o tratamento de doenças vasculares. Uma delas é o uso de meias comporessiva para quem tem varizes e outra diz respeito a intervenções cirúrgicas.

As cirurgias mais recomendadas são as de radiofrequência endovascular (introdução de cateteres), a laser (introdução de cateter com laser dentro das varizes) e escleroterapia com espuma (introdução de um líquido com seringas).

As meias, por sua vez, são usadas nos tratamentos medicamentosos e também durante recuperação cirúrgica e devem ser sempre prescritas por um profissional.

A médica angiologista Élide Reis explica que varizes são "veias dilatadas, tortuosas e alongadas. Se não tratadas, podem causar insuficiência venosa crônica, manchas escuras na pele e até hemorragias".

Conforme dados da Sociedade de Angiologia, a doença afeta 50% das mulheres e 37% dos homens brasileiros. "Isso porque as mulheres têm uma variação hormonal muito grande e ainda fazem uso de anticoncepcional", dia Élide, ressaltando a questão psicológica. "Tenho uma paciente que não vai á praia por vergonha e isso atrapalha a vida social".

Foi o que aconteceu com a esteticista J.S. 32. "Antes da cirurgia, morria de vergonha, deixava de usar saia, de ir ao clube e praia, tudo por causa daquela veia horrível".

VEIA NÃO TEM RELAÇAO COM TROMBOSE

A especialista Élide Reis diz que as pessoas costumam associar problemas de trombose a varizes, mais isso é mito. A verdade é que qualquer roupa que aperte, principalmente as batatas da perna, são prejudicias por não favorecerem a circulação.

DICAS E LOCAIS DE TRATAMENTO

* SOBREPESO - As pessoas acima do peso têm maior predisposição a varizes, principalmente pelo maior esforço das pernas.

* POSIÇÕES - Não ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado, pois isso atrapalha o fluxo sanguíneo.

* EXERCÍCIOS - Evitar atividades físicas de impacto. Dê preferência a caminhadas leves, hidroginástica ou natação.

* Locais para tratamento pelo Sistema Unico de Saúde - Hospital das Clínicas (3283-8000), Hospital Santa Izabel (2203-8444) e Hospital Ana Nery (3117-1938).

OBS: As mulheres devem priorizar saltos de 3 a 4 cm e plataforma. Sandália rasteira e saltos altos podem causar varizes em quem tem predisposição genética.

Fonte: Jornal Massa.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO