MICRO-ONDAS VERSÁTIL








O micro-ondas não é útil apenas para aquecer ou descongelar alimentos, não! Cozinhar nesse aparelho é fácil, rápido e econômico. Conheça melhor suas funções e faça desse aparelho um aliado no preparo de receitas práticas e saborosas.

Aproveite a potência:

Máxima: para aquecer bebidas, cozinhar peixes, carnes macias, bacon, arroz, frutas e verduras. Média: indicada para assar carnes de consistência firme, pudins, cremes, bolos e derreter chocolate. Mínima: usada apenas para aquecer os alimentos já preparados.

Cozimento da carne

A potência do micro-ondas equivale à chama baixa, média ou alta do forno convencional. A potência conjugada ao tempo de cozimento é que vai proporcionar um cozimento correto da carne. Por exemplo: uma carne macia, como o filé mignon, pode ser preparada em poucos minutos na potência máxima. Já para preparar uma carne de consistência firme, como o lagarto, a potência indicada é a média e o tempo de preparo deve ser superior. O cozimento lento deixa a carne mais macia.

De olho nos utensílios:- Utilize recipientes próprios para micro-ondas, como vasilhas de vidro, cerâmica, porcelana e potes plásticos. Mas antes, verifique na embalagem se o fabricante indica que o utensílio pode ser usado no aparelho. - O uso de panelas ou fôrmas metálicas não é recomendado, pois não cozinham de maneira uniforme. Além disso, podem provocar faíscas e acidentes na sua cozinha. - Não use cristais finos e pratos com decoração metálica.- Embalagens descartáveis de alumínio podem ser usadas. Mas para garantir um aquecimento uniforme, coloque a travessa no centro do prato giratório e sempre distante cerca de 3 cm das paredes do aparelho. A tampa deve ser retirada e substituída pela tampa própria para micro-ondas, garantindo um aquecimento homogêneo. Para um cozimento perfeito, siga as dicas: - Sempre que possível, corte o alimento em partes pequenas e dê uma pausa durante o preparo para mexê-lo. Esses passos garantem um cozimento uniforme.- Ao contrário dos fornos convencionais, no micro-ondas os alimentos cozinham de dentro para fora. Tomates, batatas, pimentões, salsichas e outros alimentos devem ser perfurados com um garfo. Esse cuidado permite a liberação do vapor e evitar que a casca estoure. - Ovos com casca não devem ser cozidos no micro-ondas. Por causa da pressão interna, ele poderá estourar. Mas omeletes, ovos mexidos ou ovos poché podem ser preparados no aparelho, sem problemas. Porém, lembre-se de furar as gemas com um palito para permitir a saída do vapor.- Evite que pães e bolos fiquem encharcados durante o cozimento, substituindo a tampa ou filme plástico por papel-manteiga ou papel-toalha, que conservam o calor sem reter a umidade.- Realce a cor dos alimentos, polvilhando pratos salgados com nozes tostadas e uma pitada de páprica. Ou, então, pincele a superfície com molho de soja. E para dourar pratos doces, polvilhe nozes tostadas, açúcar mascavo e especiarias moídas, ou pincele com mel. - Não retire o prato assim que o micro-ondas desligar, pois o alimento continua a cozinhar por ação do calor interno. Espere alguns minutos.- Prepare o arroz em recipiente semitampado e fundo, para evitar que a água transborde durante o cozimento.- Evite preparar frituras no micro-ondas, já que a temperatura do óleo não pode ser controlada. No entanto, pequena quantidade de óleo pode ser usada para refogar os temperos.

Fonte:www.sadia.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO