COMO ENSINAR PARA SEUS FILHOS OS BONS VALORES DA VIDA PARA QUE SE TORNEM ADULTOS CAPAZES DE MELHORAR O MUNDO

Educar uma criança não é tarefa fácil e  não é segredo para ninguém. Requer paciência e dedicação, principalmente para ensinar aos pequenos os bons valores da vida, como solidariedade,honestidade,respeito, humildade e ética, todos extremamente importantes para o futuro deles. No entanto, é preciso ter em mente que o aprendizado não acontece da noite para o dia e, sim, ao longo da vida. 
RESPEITO
Essa é a base de todos os valores e as crianças precisam desde sempre aprender a respeitar os mais velhos, as outras crianças, os animais, a natureza, a vida... Ou seja, ensinar essa palavra mágica é regra quando se fala em educação infantil.
SOLIDARIEDADE
Podemos entendê-la como a responsabilidade que a pessoa tem em relação a uma sociedade a qual pertence  e que, por sua vez, também tem direitos vindos desta mesma sociedade. No caso das crianças, o comportamento solidário é importante tanto para que ela seja aceita no grupo quando entra na escola quanto para aumentar seu leque de amizades.
HUMILDADE
Essa palavra vem de humus, que significa "filhos da terra", fazendo referência á idéia de que a pessoa humilde é aquela que tem a sabedoria para entender que ninguém é superior á ninguém, independente do cargo ou situação econômica. Portanto, é preciso ensinar aos jovens e as crianças que eles não são o centro do universo. Exija que seu filho seja um bom aluno, mas não exija que ele tire as melhores notas da sala. A idéia é ele se superar em relação a si mesmo e não em relação aos outros.
HONESTIDADE
Esse é um valor que tem várias definições e ensinar isso a criança leva tempo e depende de suas próprias atitudes e conversas. Um exemplo simples: as crianças geralmente pegam brinquedos dos colegas da escola e levam para casa. Cabe aos pais mostrar que ele não é da criança e fazer com que ela perceba o erro e devolva o objeto, pedindo desculpas.
ÉTICA
Hoje em dia é questionável por se tratar de valores e princípios. Isso porque o que é ético para uns pode não ser para outros. Na origem de seu significado grego, ela está vinculada ao caráter de cada um, ao modo de ser. Por isso, de uma forma geral, ensine seus filhos a agir da forma correta e sempre pensar no próximo.
VEJA COMO TRANSMITIR ESSES VALORES
- Transmita os valores citados com atitudes desde o nascimento;
- Trate seus filhos de maneira como espera que ele trate o próximo. Dessa forma, escute a criança e acima de tudo respeite-a;
- Incentive seu filho a enfrentar as dificuldades;
- Caso a criança aja de forma errada, critique o comportamento dela e não sua personalidade. Da mesma forma seja ponderada com os elogios. Não o faça em excesso , mas não deixe de fazê-lo;
- Tenha em mente que bater não resolve o problema. Caso não tenha gostado de alguma atitude da criança mostre o erro e coloque-a para pensar;
- Procure mostrar desde cedo que ela não pode ter tudo o que quer e, por esse motivo, pratique o exercício da escolha, seja tanto em relação ás suas vontades quanto em relação a um brinquedo novo.
FONTE: REVISTA ULTRA FEMININA.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO