ACIDO URICO

O que é:

O ácido úrico é uma substância formada naturalmente pelo organismo. Mas, quando se encontra elevado, ele pode gerar sintomas como inflamação e dor nas articulações, especialmente dos membros inferiores.
O ácido úrico elevado no sangue pode gerar uma doença chamada gota e, em alguns casos, pode gerar ainda o cálculo renal. Para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, pobre em alimentos ricos em purinas, como as carnes. Além disso, o tratamento deve ser feito com doses de medicamentos.

Sintomas do ácido úrico elevado

Os sintomas do ácido úrico elevado são o surgimento de cristais de cálcio dentro das articulações, provocando dor e inflamação local.
Geralmente as articulações mais afetadas pelo acúmulo de ácido úrico são as mãos, pés, tornozelos e joelhos. O aumento da concentração de ácido úrico no sangue pode gerar ainda a formação de pedras nos rins.
O ácido úrico elevado pode ser diagnosticado através de um simples exame de sangue.

Dieta para ácido úrico elevado

A dieta para ácido úrico elevado consiste em evitar o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, frutos do mar e miúdos. Deve-se beber bastante água e preferir alimentos naturais ao invés dos industrializados e evitar as bebidas alcoólicas.

Tratamento para ácido úrico elevado

O tratamento para ácido úrico elevado é seguir a dieta acima citada e o uso de medicamentos receitados pelo médico. Chás e até mesmo o remédio caseiro para ácido úrico podem ajudar no tratamento, mas não isentam a necessidade dos medicamentos prescritos pelo médico.

Causas do ácido úrico elevado

Algumas das possíveis causas do ácido úrico elevado são:
  • obesidade;
  • diabetes;
  • ingestão de álcool;
  • psoríase;
  • sarcoidose e
  • hipertensão arterial.
Valores reduzidos de ácido úrico podem indicar Doença de Wilson; câncer; ou o uso de fármacos antigotosos, como o alopurinol ou a probenecida.

Remédio para ácido úrico elevado

Um dos remédios mais receitados no Brasil para o tratamento do ácido úrico elevado é o Alopurinol. Embora alguns indivíduos necessitem ainda do Probenecida e da Sulfinpirazona, que vão ajudar a eliminar o excesso de ácido úrico pela urina.
Durante a crise utilizam-se anti-inflamatórios não hormonais, como Indometacina e Ibuprofeno.

Exame de ácido úrico

O exame para analisar o ácido úrico pode ser feito no sangue e na urina. Os valores normais devem ser os descritos a seguir:

Valores de referência de ácido úrico para o sangue:

  • Mulheres: 2,4 - 6,0 mg/dL
  • Homens: 3,4 - 7,0 mg/dL

Valores de referência de ácido úrico para a urina:

  • 0,24 - 0,75 g/dia.
Valores elevados podem indicar condições patológicas instaladas como: gota; insuficiência renal; anorexia; leucemias; doença infecciosa aguda; eclampsia grave;  choque; cetose diabética; intoxicação por chumbo; acidose metabólica; stress, alcoolismo; exercício vigoroso; policitemia; psoríase.
Remedio caseiro para acido urico
Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião ou limão.
Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

Ingredientes

  • 80 g de beterraba
  • 80 g de cenoura
  • 80 g de pepino
  • 20 g de agrião

Modo de preparo

Passe cada um dos ingredientes pela centrífuga e beba o suco logo a seguir, para que não perca suas propriedades medicinais. Tome diariamente esse concentrado de nutrientes pela manhã, em jejum, e após 3 semanas repita a análise ao sangue para verificar o efeito sobre a redução do ácido úrico.
Outro remédio caseiro para ácido úrico é o suco de limão com cenoura e agrião, que pode ser usado em alternativa ao primeiro apresentado.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de folhas de agrião
  • 2 colheres de sopa de cenoura ralada
  • Suco de 1 limão
  • 1 xícara de mel

Modo de preparo

Numa tigela, amasse as folhas de agrião, misture com a cenoura, o suco de limão e o mel. Cubra com um pano e deixe descansar por 6 horas. Coe, espremendo bem, e tome 1 colher de sopa a cada 5 horas.

Dieta para ácido úrico

A dieta para o ácido úrico envolve também não ingerir alimentos que promovem maior produção de ácido úrico, como a carne vermelha, fígado, rins, chouriço, linguiça, salsicha, presunto, mortadela e frutos do mar, além das oleaginosas, como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja, assim como açúcar refinado, bebidas alcoólicas, ovos e doces em geral.
Solução caseira para acido urico
Uma excelente solução caseira para ácido úrico elevado é desintoxicação do organismo com a terapia do limão, que consiste na toma do suco puro de limão todos os dias em jejum durante 19 dias.
Esta terapia do limão faz-se em jejum e não deve-se adicionar água nem açúcar no tratamento e embora possa ser utilizada para quem sofre com gastrite, é contraindicada para quem possui úlcera gástrica ou duodenal. Recomenda-se ainda usar um canudinho para tomar o suco do limão e não prejudicar o esmalte dos dentes.

Ingredientes

  • 100 limões para serem utilizados durante 19 dias.

Modo de preparo

Para seguir a terapia do limão deve-se começar tomando o suco puro de 1 limão no primeiro dia, o suco de 2 limões no segundo dia e assim por diante até o 10º dia. A partir do 11º dia deve-se diminuir 1 limão por dia até chegar a 1 limão no 19º dia, conforme mostra a tabela:
CrescenteDecrescente
1º dia: 1 limão11º dia: 9 limões
2º dia: 2 limões12º dia: 8 limões
3º dia: 3 limões13º dia: 7 limões
4º dia: 4 limões14º dia: 6 limões
5º dia: 5 limões15º dia: 5 limões
6º dia: 6 limões16º dia: 4 limões
7º dia: 7 limões17º dia: 3 limões
8º dia: 8 limões18º dia: 2 limões
9º dia: 9 limões19º dia: 1 limão
10º dia: 10 limões
Atenção: Quem sofre com hipotensão arterial (pressão baixa) deve fazer a terapia do limão até 6 limões e ir diminuindo a quantidade a partir daí.

Propriedades do limão

O limão possui propriedades que descongestionam, desintoxicam o organismo e neutralizam o ácido úrico um dos principais causadores de artrite, artroses, gota e cálculo renal.
Apesar de ser considerado uma fruta ácida, quando o limão chega ao estômago torna-se alcalino e isto ajuda a alcalinizar o sangue, combatendo o excesso de acidez sanguínea que está relacionada ao ácido úrico e à gota. Mas para potencializar este tratamento caseiro recomenda-se ingerir bastante água e diminuir o consumo de carnes em geral.
Suco de malanica para acido urico

Ingredientes

  •  2 xícaras de melancia com sementes
  • 1 copo de água de coco

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes no liquidificador, bater rapidamente e coar. O suco de melancia deve ser bebido logo depois de batido, de preferência 3 vezes ao dia para garantir a eficácia contra o ácido úrico.
A melancia incluindo as suas sementes além de ajudar a eliminar mais rápido o ácido úrico do organismo, fazendo com que os rins funcionem melhor, contêm uma substância chamada licopeno que previne doenças como o câncer. Para ter uma vida saudável inclua a melancia na sua alimentação diária, pois é uma fruta deliciosa e com baixas calorias.
Como tratar a gota
Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a toma de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico como a Colchichina, o Alopurinol ou a Benzobromarona nos momentos de crise.
Mas o indivíduo que possui esta doença deverá ter algum cuidado com a sua alimentação durante toda a vida para evitar as complicações que a gota pode gerar, como as deformidades das articulações e o comprometimento dos rins, por exemplo.

Tratamento caseiro para Gota

Um ótimo tratamento caseiro para combater as crises de Gota (doença) é a toma de chás preparados com Dente de Leão, cereja, cavalinha ou barba de milho, pois estas plantas medicinais possuem a capacidade de diminuir a concentração de ácido úrico no sangue.

Receita do chá para gota

Basta colocar 20g de folhas secas de uma das plantas medicinais acima citadas, numa xícara
de chá e cobrir com água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

Alimentação para Gota

Na alimentação para gota recomenda-se evitar os alimentos ricos em proteínas como marisco, carnes de animais jovens e as vísceras, pois elas atuam no metabolismo das purinas e tendem a aumentar a concentração de ácido úrico no sangue.
Outra dica importante é beber bastante água, no mínimo 1.5 l por dia e evitar bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja, dando preferência ao consumo de leite e iogurtes com baixo teor de gordura.
Outras dicas importantes para o combate à gota são: evitar o aumento do peso para não sobrecarregar as articulações, praticar exercícios físicos moderados e adequado para poupar as articulações e evitar a toma de diuréticos desnecessários, pois estes tendem a aumentar a concentração de ácido úrico e podem aumentar as chances de crise de gota.
Fonte: tuasaude.com

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

OS SEGREDOS DO JAMBO