BRUSCHETTA

Com casquinha crocante, miolo macio e temperadinho, uma tentação... Aprenda a preparar este antepasto
A irresistível bruschetta (pronuncia-se “brusqueta”) é originária da Itália, especificamente das regiões do Lazio e de Abruzzo. Considerada um dos antepastos mais populares e gostosos do país, foi criada pelos trabalhadores rurais como uma forma de aproveitar o pão amanhecido. O costume era untar a fatia de pão com azeite, esfregar alho na superfície e polvilhar sale pimenta-do-reino. Em seguida o pão era tostado na grelha até ficar crocante (daí o nome, já que bruscato, em italiano, significa tostado ou torrado). Ficou com água na boca? Então arregace as mangas e conheça os segredos da bruschetta nota 10!

- Escolha o pão ideal: A receita clássica é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa e de casca dura. Assim, depois de grelhada, ela ficará firme por fora, porém o miolo permanecerá úmido e tenro.

- Não exagere no recheio: Pode-se garantir uma boa bruschetta somente com um bom pão, um azeite de oliva de boa qualidade e cubinhos de tomate fresco. Folhas de manjericão e pimenta-do-reino moída na hora também dão um sabor especial.

- Se usar queijo e quiser derretê-lo, coloque as bruschettas no forno, em temperatura alta, por alguns minutos, evitando assim que o pão endureça – e vire uma torrada.

- Utilize azeite de boa qualidade, pois é este ingrediente que confere o sabor e a umidade à receita.

Mais saudável e sem perder o sabor

- Abuse de ervas como sálvia, orégano, alecrim e hortelã. Estes ingredientes acrescentam mais sabor à receita, e você pode diminuir a quantidade de sal no preparo.

- Para reduzir o teor energético do antepasto, fique de olho nos ingredientes da cobertura. Se quiser opções saborosas e pouco calóricas, use alcachofras em conserva, peito de peru ou queijo branco.

Dica esperta!
Receba seus amigos de maneira prática e deliciosa: Sirva bruschettas de vários sabores! Invente deliciosas opções de coberturas – fatias de linguiça, salame, presunto tipo parma, copa, queijos, ou então, berinjela, pimentão e abobrinha grelhada. Acrescente mais sabor com tomate seco, cogumelos variados ou pesto.
Fonte:sadia.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO