COMO RELACIONAR-SE COM UMA PESSOA CEGA


01 - Não pense que uma pessoa cega é menos feliz em função da falta de visão. Saiba que depois de orientada adequadamente, um cego pode trabalhar, divertir-se, participar de eventos sociais, da mesma forma que alguém que tem a visão perfeita.

02 - Não se dirija a uma pessoa cega chamando-a de cego ou ceguinho; é falta elementar de educação, podendo mesmo constituir ofensa chamar-se alguém pela palavra designativa de sua deficiência física, moral ou intelectual.
03 - Não fale com a pessoa cega como se ela fosse surda; o fato de não ver não significa que não ouça bem.
04 - Não diga que tem pena da pessoa cega, nem demonstre exagerada solidariedade. Ela não necessita de piedade e sim de compreenção e oportunidade para realização das atividades normais do cotidiano de todo ser humano.
05 - Não modifique a linguagem para evitar as palavra ver e substituí-la por ouvir. Conversando sobre a cegueira com quem vê, use a palavra cego sem rodeios.
06 - Não deixe de oferecer auxílio a pessoa cega que esteja querendo atravessar a rua ou tomar condução, ainda que seu oferecimento seja recusado ou mesmo mal recebido por algumas delas; esteja certo de que a maioria lhe agradecerá o gesto.
07 - Não guie a pessoa cega empurrando-a ou puxando pelo braço; basta deixá-la segurar seu braço, que o movimento do seu corpo lhe dará a orientação de que ela precisa.
08 - Não pegue a pessoa cega pelos braços rodando com ela para pô-la na posição de sentar-se, empurrando-a depois para cadeira. Basta pôr-lhe a mão no espaldar ou no braço da cadeira, que isso lhe indicará a posição.
09 - Não deixe de falar ao entrar no recinto onde haja uma ´pessoa cega, isso anuncia a sua presença e a auxilia a identificá-lo. Não deixe de anunciar também sua saída do ambiente para que de repente a pessoa cega não fique falando sozinha.
10 - Não desperdice seu tempo nem o da pessoa cega perguntando-lhe:
Sabe quem sou eu? Veja se adivinha quem está aqui. Não vá dizer que voçê não me conhece.Só faça se tiver realmente muita intimidade com ela. Se houver muito barulho em volta, o melhor é logo ir dizendo é fulano.

Postagens mais visitadas deste blog

CUIDADOS COM O QUARTO

OS SEGREDOS DO JENIPAPO

REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO